Loading...
3 results
Search Results
Now showing 1 - 3 of 3
- Modificações no perfil bioenergético e biomecânico de nadadores entre dois períodos "pré-taper"Publication . Costa, M.J.; Bragada, José A.; Mejias, J. Erik; Marinho, D.A.; Louro, Hugo; Silva, A.J.; Barbosa, Tiago M.O presente estudo procurou analisar as alterações ao nível do perfil bioenergético e biomecânico de nadadores de elite entre dois períodos “pré-taper”. Foram analisados 7 nadadores portugueses masculinos de elevado nível competitivo. Os parâmetros bioenergéticos e biomecânicos foram obtidos em dois momentos “pré-taper” (T1 e T2) antecedentes a competições importantes (Novembro e Março da época desportiva de 2009-2010). Foram analisadas as seguintes variáveis: (i) velocidade do equilíbrio máximo de lactato estimada às 4 mmol (V4), como indicador bioenergético; (ii) distância de ciclo à V4 (DC@V4), frequência gestual à V4 (FG@V4), índice de nado à V4 (IN@V4) e eficiência propulsiva à V4 (ηp@V4), como indicadores biomecânicos. A comparação entre os dois momentos de avaliação foi efectuada com recurso à estatística não paramétrica Teste de Wilcoxon. Verificámos aumentos com significado estatístico na V4 e na FG@V4 de T1 para T2. A DC@V4, o IN@V4 e a ηp@V4 apresentaram-se estáveis, sem variações significativas. Do ponto de vista da análise individual, 4 dos 7 nadadores aumentaram o seu IN@V4. Em síntese, existe uma tendência para o aumento da V4 ao longo da época desportiva. As alterações na V4 em nadadores de elite parecem ser decorrentes de modificações nos parâmetros biomecânicos, mais precisamente no aumento da FG@V4.
- Análise longitudinal das modificações no perfil biomecânico de nadadores de elite e o seu impacto na performance ao longo da época desportivaPublication . Costa, M.J.; Bragada, José A.; Mejias, J. Erik; Marinho, D.A.; Louro, Hugo; Silva, José; Barbosa, Tiago M.O estudo teve como objectivo analisar as modificações nos pressupostos biomecânicos de nadadores de elite e o seu impacto na performance ao longo de uma época desportiva. Foram analisados 10 nadadores portugueses masculinos (4 de nível internacional 6 de nível nacional) em três momentos distintos correspondentes a Dezembro (M1), Março (M2) e Julho (M3) da época desportiva de 2009-2010. Os parâmetros biomecânicos foram obtidos com recurso a um teste incremental de 7 x 200 m Crol em piscina de 50 m. Para ser possível comparar todos os sujeitos à mesma intensidade d esforço, procedeu-se à relativização dos parâmetros biomecânicos segundo a velocidade das 4mmol.L de lactato sanguíneo (V4). Foram determinadas: (i) distância de ciclo (DC); (ii) frequência gestual (FG); (iii) índice de nado (IN) e; (iv) eficiência propulsiva. Em nenhuma das variáveis se verificaram diferenças com significado estatístico ao longo da época desportiva. A comparação entre momentos apenas demonstrou diferenças no IN dos nadadores nacionais de M2 para M3 (INM2 = 3,78 ± 0,26 m2.c-1.s-1; INM3 = 3,88 ± 0,22 m2.c-1.s-1; P = 0,05). Na comparação inter-grupal, a performance dos nadadores internacionais foi significativamente melhor em todos os momentos: M1 (PerfInt: 115,38; PerfNac: 121,43; P=0,03), M2 (PerfInt: 115,85; PerfNac: 121,25; P=0,03) e M3 (PerfInt: 115,18; PerfNac: 121,41; P=0,02). Foram ainda verificados valores perto da significância estatística para o IN em M1 (INInt:4,12, INNac:3,75; P=0,06) e M3 (INInt:4,22, INNac:3,88; P=0,07). Desta forma, parece não se darem modificações significativas no padrão biomecânico de nadadores de elite ao longo da época desportiva. No entanto o IN poderá ser o responsável pela melhoria na performance e determinante na transição de um patamar nacional para um internacional
- Modificações no perfil bioenergético e biomecânico de nadadores entre dois períodos "pré-taper"Publication . Costa, M.J.; Bragada, José A.; Mejias, J. Erik; Marinho, D.A.; Silva, A.J.; Louro, Hugo; Barbosa, Tiago M.O estudo teve como objectivo analisar as alterações ao nível do perfil bioenergético e biomecânico de nadadores de elite entre dois períodos “pré-taper”. Foram analisados 7 nadadores portugueses masculinos de elevado nível competitivo. Os parâmetros bioenergéticos e biomecânicos foram obtidos em dois momentos “pré-taper” (T1 e T2) antecedentes a competições importantes (Novembro e Março da época desportiva de 2009-2010). Foram obtidos: (i) velocidade do equilíbrio máximo de lactato estimada às 4 mmol (V4), como indicador bioenergético; (ii) distância de ciclo à V4 (DC@V4), frequência gestual à V4 (FG@V4), índice de nado à V4 (IN@V4) e a eficiência propulsiva à V4 (hp@V4) como indicadores biomecânicos. A comparação entre os dois momentos de avaliação foi efectuada com recurso à estatística não paramétrica Teste de Wilcoxon. Foram verificados aumentos com significado estatístico na V4 e na FG@V4 de T1 para T2. A DC@V4e o IN@V4 apresentaram-se estáveis sem variações significativas. Do ponto de vista da análise individual 4 dos 7 nadadores aumentaram o seu IN@V4. A hp@V4 revelou uma diminuição, contudo sem diferenças estatisticamente significativas. Em síntese, existe uma tendência para o aumento da V4 ao longo da época desportiva. As alterações na V4 parecem ser decorrentes de modificações nos pressupostos biomecânicos, mais precisamente no aumento da FG@V4.