Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Mourão, António

Search Results

Now showing 1 - 4 of 4
  • Padrões de referência da pressão plantar no movimento do cão da Serra da Estrela
    Publication . Cruz, Carla; Mourão, António; Ronaldo, Gabriel; Filipe, Vitor; Barroso, João Manuel; Ginja, Mário
    Neste trabalho caracteriza-se em termos de pressão plantar o movimento do Cão da Serra da Estrela no andamento "Marcha Semelhante ao Pacing" ("Ambladura"). Foram analisados 11 cães Serra da Estrela, isentos de displasia da anca e sem sinais visíveis de patologias que afectem o movimento, recorrendo a um sistema de plataformas de pressão plantar (RSSCAN) com 2 metros de comprimento. Para a caracterização do movimento do Serra da Estrela foi desenvolvido um software de apoio que permite a análise cinética, determinando-se vários parâmetros espaciais, temporais e cinéticos relativos ao movimento do Cão da Serra da Estrela, que poderão servir de referência em futuros estudos sobre patologias do aparelho locomotor
  • Investigação - Influência da displasia da anca no movimento característico da raça Cão da Serra da Estrela
    Publication . Cruz, Carla; Mourão, António; Ronaldo, Gabriel; Filipe, Vitor; Ginja, Mário; Barroso, João Manuel
    A displasia da anca (DA) é uma doença hereditária responsável por uma osteoartrite nestas articulações, que pode passar despercebida ou ser responsável por claudicação e má qualidade de vida dos animais. Esta última situação pode justificar o recurso a tratamentos cirúrgicos, por vezes dispendiosos. O diagnóstico definitivo actual é o exame radiográfico envolvendo a sedação ou anestesia dos animais para a contenção, indispensável para o posicionamento dos animais, imprescindível à obtenção de uma radiografia com a qualidade requerida. Contudo, é expectável que nos animais aparentemente assintomáticos seja responsável por algumas limitações funcionais com interferência directa no tipo de passada ou de distribuição de cargas durante a passada. Uma vez que existem equipamentos informatizados desenvolvidos para a avaliação do movimento nos humanos e animais, estudando variáveis cinemáticas (comportamento das diversas articulações durante o movimento) e cinéticas (distribuição da carga pelos diferentes membros durante a passada) resolvemos aplicar esta tecnologia à avaliação da DA na raça Cão da Serra da Estrela, uma vez que esta raça um modelo ideal devido à elevada prevalência da DA e à grande frequência de casos assintomáticos. Os principais objectivos desta investigação são conhecer variáveis cinemáticas e cinéticas que caracterizem o movimento de animais com DA, de forma a detectar os animais aparentemente assintomáticos.
  • Ferramenta computacional para a análise biomecânica da locomoção canina
    Publication . Mourão, António; Filipe, Vitor; Cruz, Carla; Ginja, Mário; Ronaldo, Gabriel; Barroso, João Manuel
    A observação visual do movimento canino tem sido usada desde sempre (por médicos, veterinários e criadores) para a análise e detecção de anomalias ortopédicas em canídeos, tais como a lassidão articular e a displasia da anca. No entanto a percepção visual de alguns pormenores do ciclo de uma passada pode ser bastante difícil, e em alguns casos até mesmo impossível de detectar, mesmo para um observador muito experiente. Neste trabalho é apresentada a metodologia de desenvolvimento de uma ferramenta computacional que faz uso de métodos expeditos para captura, caracterização, visualização e posterior análise cinemática bidimensional da locomoção em canídeos, usando técnicas de visão por computador baseadas em “block matching” e aplicadas a sequências de alta resolução temporal. Com esta ferramenta é possível efectuar uma análise cinemática 2D, obtendo-se uma série de parâmetros caracterizadores da locomoção em canídeos (ex: posições angulares, velocidades angulares, ângulos entre segmentos, velocidade de passada, tempo de apoio, tempo de suspensão, etc.)
  • Análise biomecânica da influência da displasia da anca na locomoção do cão Serra da Estrela: um projecto de investigação.
    Publication . Cruz, Carla; Ronaldo, Gabriel; Mourão, António; Filipe, Vitor; Barroso, João Manuel; Ginja, Mário
    Nos últimos anos, têm surgido diversos estudos abordando a cinemática de canídeos, a maioria dos quais investigando a influência de diferentes patologias na movimentação. Este trabalho tem como objectivo contribuir para a caracterização morfológica e biomecânica do Cão da Serra da Estrela, com particular incidência para a movimentação típica da raça e desvios induzidos pela ocorrência de lassidão articular e displasia da anca. Pretende-se que contribua para o desenvolvimento de metodologias específicas baseadas em parâmetros cinéticos e cinemáticos que auxiliem a detecção não-invasiva da lassidão articular e displasia da anca, não só na raça, mas também nos cães em geral, assim como na análise da eficácia do seu tratamento paliativo. Esta metodologia torna-se assim particularmente relevante no âmbito da saúde e bem-estar animal.