Loading...
7 results
Search Results
Now showing 1 - 7 of 7
- Os determinantes da divulgação de informação e as caraterísticas da empresa: reflexões e evidência a partir do anexoPublication . Pires, Amélia M.M.; Rodrigues, Fernando J.P.A.Este artigo pretende avaliar se a informação divulgada pelas empresas responde, e em que medida, às exigências do normativo (NCRF) e discutir os resultados obtidos a partir das caraterísticas da envolvente em geral e da empresa em particular. Utilizámos, para o efeito, a informação divulgada nos anos de 2010, 2011 e 2012 por um conjunto de entidades. Os resultados obtidos permitiram desenvolver um conjunto de reflexões que, em concordância com as teorias positiva da contabilidade, da agência ou da necessidade de balancear custos com o retorno de divulgar, nos levam a intuir que a quantidade e diversidade de informação a divulgar se faz depender, em grande medida, das caraterísticas da envolvente em geral e do tecido empresarial em particular.
- A divulgação de informação financeira e a sua relação com as caraterísticas da empresa: reflexão e evidência a partir do anexoPublication . Pires, Amélia M.M.; Rodrigues, Fernando J.P.A.Este artigo procura estabelecer algum tipo de relação entre as caraterísticas da empresa e a informação que é por estas divulgada a partir do Anexo. Propõe-se, para tanto, avaliar se a informação divulgada responde, e em que medida, às exigências do normativo para discutir e compreender se o Anexo que é preparado e divulgado pelas empresas surge condicionado pelas caraterísticas da envolvente em geral e da empresa em particular. Utilizámos, para o efeito, a informação divulgada por um conjunto de empresas que selecionámos com referência aos anos de 2010 a 2013, inclusivé. Os resultados levam-nos a deduzir, em concordância com as teorias positiva da contabilidade, da agência ou da necessidade de balancear custos com o retorno de divulgar, que a quantidade e diversidade de informação a divulgar se faz depender, em grande medida, das caraterísticas da envolvente em geral e do tecido empresarial em particular.
- Análise e reflexão em torno das obrigações de relato e respetivo grau de cumprimento das entidades do setor financeiro em São Tomé e PríncipePublication . Neves, Alym Lima; Pires, Amélia M.M.; Rodrigues, Fernando J.P.A.O presente trabalho tem como objetivo discutir, com recurso a uma metodologia qualitativa e descritiva, as obrigações de relato das entidades do setor financeiro em São Tomé e Príncipe (STP), respetivo grau de cumprimento, quem as supervisiona e como o fazem. A recolha de informação foi feita a partir da análise aos relatórios e contas anuais (período de 2012 a 2014) dos sete bancos comerciais que operam no país, a totalidade da população, e com recurso a entrevistas semiestruturadas, efetuadas no mês de janeiro de 2016 a um profissional habilitado de cada uma dessas instituições. Os resultados mostram que a maioria não cumpre com todas as obrigações de relato, pelo que o grau de cumprimento fica aquém do expectável e, inclusive, do legalmente imposto. A supervisão é exercida, exclusivamente, pelo Banco Central de STP e apresenta um pendor eminentemente pedagógico com o objetivo de sensibilizar e melhorar o panorama atual.
- Os determinantes da divulgação de informação e as características da empresa: reflexões e evidência a partir do anexoPublication . Pires, Amélia M.M.; Rodrigues, Fernando J.P.A.Este artigo pretende avaliar se a informação divulgada pelas empresas responde, e em que medida, às exigências do normativo (NCRF) e discutir os resultados obtidos a partir das caraterísticas da envolvente em geral e da empresa em particular. Utilizámos, para o efeito, a informação divulgada nos anos de 2010, 2011 e 2012 por um conjunto de entidades. Os resultados obtidos permitiram desenvolver um conjunto de reflexões que, em concordância com as teorias positiva da contabilidade, da agência ou da necessidade de balancear custos com o retorno de divulgar, nos levam a intuir que a quantidade e diversidade de informação a divulgar se faz depender, em grande medida, das caraterísticas da envolvente em geral e do tecido empresarial em particular.
- As insuficiências do valor patrimonial contabilístico: do justo valor ao alargamento da base informativa do relato financeiroPublication . Pires, Amélia M.M.; Rodrigues, Fernando J.P.A.A falta de relevância da informação financeira é um problema com origem recuada e que tem no presente repercussões significativas ao nível do processo da tomada de decisão. A capacidade explicativa da contabilidade acerca dos fenómenos patrimoniais que influenciam o valor da empresa está limitada pelas insuficiências e pelo carácter redutor da valorimetria a custo histórico. O nosso trabalho focaliza-se na necessidade de ajustar o modelo contabilístico a uma base explicativa suficientemente capaz de relevar aspectos essenciais para a imagem verdadeira e apropriada. Daí que o pressuposto do nosso trabalho seja o de questionar a estrutura actual de relato financeiro e de propor soluções para a sua adaptação em função das necessidades e dos objectivos dos utentes da informação financeira e, particularmente, daqueles que não têm acesso directo aos mecanismos de funcionamento da empresa.
- A informação financeira relevante no saneamento financeiro da empresaPublication . Pires, Amélia M.M.; Rodrigues, Fernando J.P.A.O declínio da actividade empresarial é consequência de um conjunto diversificado de factores externos e internos à actividade da empresa. O trabalho que desenvolvemos centra a sua atenção na necessidade de preparar uma informação financeira especialmente dedicada à análise e avaliação das situações de crise financeira das empresas. Nesse âmbito consideramos que o trabalho de preparação dessa informação financeira deve obedecer a uma sequência de procedimentos com vista a expurgar e/ou incluir activos e passivos que, pela sua materialidade, se apresentam como relevantes na informação financeira relatada. No fundo, a elaboração de modelos explicativos, de natureza multivariante ou univariante, cujos suportes são relações entre grandezas contabilisticas (rácios) impõe que a informação financeira, que lhes serve de suporte, seja fiável e relevante. Daí que tenhamos desenvolvido o nosso trabalho com base na sistematização dos aspectos que, genericamente, mais influenciam a relevância e fiabilidade da informação financeira, num quadro de crise financeira, estruturando os ajustamentos que se podem mostrar necessários para a obtenção de uma informação financeira paralela à informação contabilística, com o objectivo de garantir um diagnóstico rigoroso e de permitir a preparação de uma estratégia de saneamento financeiro eficiente.
- A divulgação de informação financeira e a sua relação com as caraterísticas da empresa: reflexão e evidência a partir do anexoPublication . Rodrigues, Fernando J.P.A.; Pires, Amélia M.M.Este artigo procura estabelecer algum tipo de relação entre as caraterísticas da empresa ea informação que é por estas divulgada a partir do Anexo. Propõe-se, para tanto, avaliar se a informação divulgada responde, e em que medida, às exigências do normativo para discutir e compreender se o Anexo que é preparado e divulgado pelas empresas surge condicionado pelas caraterísticas da envolvente em geral e da empresa em particular. Utilizámos, para o efeito, a informação divulgada por um conjunto de empresas que selecionámos com referência aos anos de 2010 a 2013, inclusive Os resultados levam-nos a deduzir, em concordância com as teorias positiva da contabilidade, da agência ou da necessidade de balancear custos com o retorno de divulgar, que a quantidade e diversidade de informação a divulgar se faz depender, em grande medida, das caraterísticas da envolvente em geral e do tecido empresarial em particular.