Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 6 of 6
  • O perfil do visitante praticante de atividades de animação turística: o caso da região Alto Trás-os-Montes
    Publication . Esteves, Elsa Tavares; Fernandes, Paula Odete
    O presente trabalho de investigação teve como objetivo identificar o perfil do visitante praticante de atividades de animação turística do destino turístico Alto Trásos- Montes {ATM). Para o efeito, recorreu-se a dois tipos de análise : i) uma análise fatorial exploratória; ii) uma análise de clusters. Aplicou-se um inquérito por questionário aos visitantes nacionais e estrangeiros que praticaram alguma atividade de animação turístico e que se deslocaram à região ATM em 2013/2014. O perfil do grupo de visitantes que integram cada cluster foi definido em função dos fatores de eleição do destino - fatores motivacionais e fatores de atração, obtidos na análise fatorial, das atividades de animação turística praticadas e dos dados sociodemográficos. Pela análise dos resu ltados foram encontrados cinco segmentos, nomeadamente: 'Amantes Rurais'; 'Exploradores Rurais'; 'Exploradores Regionais'; 'Indiferentes' e 'Jovens Aventureiros'. Este estudo proporciona uma melhor perceção do consumidor turístico de atividades de animação turística da região ATM, permitindo ao nível deste subsetor da atividade turística, uma requalificação ou adaptação da oferta existente.
  • Perfil do visitante praticante de atividades de animação turística da região alto Trás-os-Montes
    Publication . Esteves, Elsa Tavares; Fernandes, Paula Odete
    O presente trabalho tem como finalidade apresentar e discutir os resultados de uma análise multivariada, análise classificatória, ou de Clusters. O principal objetivo do estudo consiste em identificar o perfil do visitante praticante de atividades de animação turística no destino turístico Alto Trás-os-Montes (ATM). Nesse sentido, aplicou-se um inquérito por questionário aos visitantes nacionais e estrangeiros que se deslocaram à região ATM em 2013/2014 e que praticaram alguma atividade de animação turística. O perfil de cada segmento definiu-se em função dos dados sociodemográficos, das atividades de animação turística praticadas e dos fatores de eleição do destino - fatores motivacionais e fatores de atração, obtidos numa análise fatorial exploratória. Dos resultados obtiveram-se cinco segmentos: 'Amantes Rurais'; 'Exploradores Rurais'; 'Exploradores Regionais'; 'Indiferentes' e 'Jovens Aventureiros'. Estes resultados proporcionam uma melhor perceção do consumidor turístico de atividades de animação turística da região ATM, permitindo a esse nível, uma intervenção dos agentes intervenientes neste subsetor da atividade turística.
  • Animação turística como fator de eleição de um destino – estudo exploratório
    Publication . Esteves, Elsa Tavares; Fernandes, Paula Odete; Cardoso, Carla Pinto
    O propósito do presente trabalho é apresentar e discutir os resultados de um estudo exploratório que foi desenvolvido no âmbito de um trabalho de investigação, cujo objetivo principal é analisar o contributo da animação turística como fator de eleição do destino, ao nível da procura turística. Nesse sentido, o estudo exploratório teve a pretensão de construir o instrumento de recolha de dados, bem como a sua validação e determinação da fiabilidade, através do recurso ao Alpha de Cronbach. Para tal, inquiriram-se visitantes nacionais e estrangeiros, que se deslocaram à região Alto Trás-os-Montes. Os constructos objeto de estudo foram os fatores de eleição do destino, os serviços prestados pela empresa de animação turística e os fatores de atração. Pelos resultados obtidos observou-se que o instrumento de recolha de dados construído foi validado e apresentou uma confiabilidade Alpha de Cronbach muito satisfatória, para cada constructo, o que permite a sua aplicabilidade.
  • Animação turística como fator de eleição de um destino - perspetiva do visitante
    Publication . Esteves, Elsa Tavares; Cardoso, Carla Pinto; Fernandes, Paula O.
    O presente trabalho de investigação teve como principal objetivo analisar o contributo da animação turística como fator de eleição do destino turístico Alto Trás-os-Montes (ATM), na perspetiva do visitante. O estudo incluiu um total de 536 visitantes que se deslocaram à região em 2013/2014, tendo-se assumido um erro amostral de 4.2% e um nível de significância de 5%. Face ao objetivo do estudo, optou-se por uma metodologia, com abordagem quantitativa, que permitisse dar resposta às hipóteses de investigação formuladas, com recurso ao inquérito por questionário, como instrumento de recolha de dados. Realizou-se um estudo exploratório (pré-teste) para validar a consistência interna do instrumento utilizado, tendo sido o mesmo aplicado aos visitantes, nacionais e estrangeiros, praticantes ou não de atividades de animação turística na região em estudo. Para o tratamento dos dados utilizaram-se diversas técnicas, nomeadamente, análise descritiva, matriz importância versus satisfação, análise fatorial exploratória, análise inferencial, análise de clusters e a aplicação do modelo probabilístico Logit. Com o presente estudo foi possível, através da análise fatorial exploratória, identificar os fatores de eleição do destino ATM, a saber: fatores motivacionais - ‘Competências Socio e Interculturais’, ‘Relacionamento e Vivências Interpessoais’, ‘Conveniência e Lazer’ e ‘Escape e Autorrenovação’; fatores de atração - ‘Acolhimento e Qualidade dos Serviços’, ‘Animação e Atrações Turísticas’, ‘Facilitadores e Promotores da Viagem’ e ‘Encantos Rurais’. Por outro lado com a aplicação da análise de clusters identificaram-se cinco grupos homogéneos: ‘Amantes Rurais’; ‘Exploradores Rurais’; ‘Exploradores Regionais’; ‘Indiferentes’; ‘Jovens Aventureiros’. Ainda, os principais resultados permitiram concluir que as ‘atrações naturais’, a ‘hospitalidade’ e a ‘simpatia das pessoas’ são os fatores que posicionam favoravelmente a região como destino turístico. Os visitantes são atraídos por motivos culturais que permitem o desenvolvimento de ‘competências socio e interculturais’ e pelo ‘acolhimento e qualidade dos serviços’ do destino. As atividades de animação turística contribuem positivamente para a experiência turística, apesar de não serem consideradas como um fator prioritário de eleição do destino. Tendo por base o modelo Logit verificou-se que o destino turístico Ribeira de Pena foi o que apresentou um modelo com qualidade de ajuste mais satisfatória.
  • Perfil do visitante praticante de atividades de animação turística da região alto Trás-os-Montes
    Publication . Esteves, Elsa Tavares; Fernandes, Paula Odete
    O presente trabalho tem como finalidade apresentar e discutir os resultados de uma análise multivariada, análise classificatória, ou de Clusters. O principal objetivo do estudo consiste em identificar o perfil do visitante praticante de atividades de animação turística no destino turístico Alto Trás-os-Montes (ATM). Nesse sentido, aplicou-se um inquérito por questionário aos visitantes nacionais e estrangeiros que se deslocaram à região ATM em 2013/2014 e que praticaram alguma atividade de animação turística. O perfil de cada segmento definiu-se em função dos dados sociodemográficos, das atividades de animação turística praticadas e dos fatores de eleição do destino - fatores motivacionais e fatores de atração, obtidos numa análise fatorial exploratória. Dos resultados obtiveram-se cinco segmentos: 'Amantes Rurais'; 'Exploradores Rurais'; 'Exploradores Regionais'; 'Indiferentes' e jovens Aventureiros'. Estes resultados proporcionam uma melhor perceção do consumidor turístico de atividades de animação turística da região AT.M, permitindo a esse nível, uma intervenção dos agentes intervenientes neste subsetor da atividade turística
  • Perfil do visitante praticante de atividades de animação turística da região alto Trás-os-Montes
    Publication . Esteves, Elsa Tavares; Fernandes, Paula Odete
    O presente trabalho tem como finalidade apresentar e discutir os resultados de uma análise multivariada, análise classificatória, ou de Clusters. O principal objetivo do estudo consiste em identificar o perfil do visitante praticante de atividades de animação turística no destino turístico Alto Trás-os-Montes (ATM). Nesse sentido, aplicou-se um inquérito por questionário aos visitantes nacionais e estrangeiros que se deslocaram à região ATM em 2013/2014 e que praticaram alguma atividade de animação turística. O perfil de cada segmento definiu-se em função dos dados sociodemográficos, das atividades de animação turística praticadas e dos fatores de eleição do destino - fatores motivacionais e fatores de atração, obtidos numa análise fatorial exploratória. Dos resultados obtiveram-se cinco segmentos: ‘Amantes Rurais’; ‘Exploradores Rurais’; ‘Exploradores Regionais’; ‘Indiferentes’ e ‘Jovens Aventureiros’. Estes resultados proporcionam uma melhor perceção do consumidor turístico de atividades de animação turística da região ATM, permitindo a esse nível, uma intervenção dos agentes intervenientes neste subsetor da atividade turística.