Loading...
3 results
Search Results
Now showing 1 - 3 of 3
- A importância da auto-actualização e a aceitação da doença em indivíduos hemodialisadosPublication . Baptista, Gorete; Guerra, Marina Prista; Coelho, RuiFoi feita uma investigação em 150 pacientes em tratamento de hemodiálise, com o objectivo de avaliar a auto-actualização e a sua influência na aceitação da doença. Relacionamos ainda estas variáveis positivas com o género e idade dos pacientes, verificando inexistência de correlação relativamente à idade, mas uma correlação significativa para a varável género.Os homens da amostra apresentaram níveis de auto-actualização e de aceitação da doença mais elevados que as mulheres. Em média os indivíduos da amostra mostraram uma auto-actualização moderada (116,38 DP 15,20)e uma aceitação tb moderada (23,9 DP 6,16. Verificou-se uma correlação positiva e moderada entre auto-actualização e aceitação da doença (r=640) e uma correlação negativa e moderada com a depressão (r= -608).
- Estudo da aceitação da incapacidade em doentes com insuficiência renal crónica: comparação de duas escalasPublication . Baptista, Gorete; Cunha, Susana; Coelho, RuiAnalisar a relação entre duas Escalas de avaliação da aceitação da incapacidade (Escala de Aceitação da Doença de Felton – AIS e a Escala de Aceitação da Incapacidade de Linkowski – ADS) em adultos com insuficiência renal crónica em tratamento de hemodiálise. População e Métodos: A um total de 40 indivíduos que cumpriam os critérios de inclusão, a realizar tratamento em duas clínicas de hemodiálise, foram aplicadas, as duas Escalas de avaliação de aceitação da incapacidade. Resultados: Os resultados para a fiabilidade dos dados obtidos com cada Escala, nesta amostra, utilizando o alfa de Cronbach, foram os seguintes: 0,795 para a Escala de Felton (AIS) e 0,952 para a Escala de Linkowski (ADS). Os valores de alfa obtidos estão acima do valor considerado aceitável (0,7). A média total da aceitação da doença na população em estudo, avaliada pela Escala de Felton, é de 25,75, numintervalo esperado de 8 a 40. Na Escala de Linkowski, a média é de 186,64, num intervalo esperado de 50 a 300. Conclusões: Ambas as Escalas são semelhantes ou equivalentes a medir os conceitos de aceitação da doença e de aceitação de incapacidade, estando estes fortemente relacionados entre si.
- A auto-actualização como motivação para a aceitação da doençaPublication . Baptista, Gorete; Cunha, Susana; Coelho, RuiAcontecimentos de vida, como a doença e o sofrimento inerente, poderão ser uma oportunidade e uma motivação para uma reorganização do sistema de valores, através da mobilização de aptidões e capacidades pessoais, com o suporte social disponível para procurar novas formas de relação com os outros. A auto-actualização é um estado de alcance pleno do potencial e da aptidão na resolução de problemas e lidar, de forma ajustada, com as situações que vão surgindo ao longo da vida.