Loading...
6 results
Search Results
Now showing 1 - 6 of 6
- Parques Naturais de Montesinho de Douro Internacional: o perfil do visitante/turista e o seu contributo para o desenvolvimento do turismo sustentável e educação ambientalPublication . Castro, José Paulo Ribeiro; Martins, Filomena CardosoNos últimos anos a atividade turística nos espaços naturais protegidos adquiriu uma importância crescente, que se traduz num aumento da procura turística e do número de visitantes e turistas que procuram aqueles territórios protegidos.
- Parques Naturais de Montesinho e Douro Internacional: dois exemplos da gestão e conservação da natureza em PortugalPublication . Castro, José Paulo Ribeiro; Martins, Filomena CardosoOs espaços naturais protegidos visam funções específicas, nomeadamente no que concerne à preservação dos ecossistemas naturais e modificados, fundamentais para a manutenção dos sistemas sustentadores da vida. Para além destas são também relevantes, a preservação dos valores emotivos da natureza e amplo conjunto de recursos para a investigação científica. Na actualidade, a valorização destas funcionalidades, entre as quais se destacam o desfrute da sua beleza, a interpretação ambiental, a capacidade para restaurar o vigor físico, intelectual ou emocional, a investigação científica são algumas das novas realidades presentes nas áreas naturais protegidas, constituindo-se simultaneamente como desafios e oportunidades à sua gestão. Em Portugal a constituição de uma rede nacional de espaços naturais protegidos remonta à década de setenta do século passado. As áreas geográficas de Montesinho e Douro Internacional, foram elevadas à categoria de Parque Natural pelas entidades competentes. O presente trabalho pretende apresentar o processo de criação da rede nacional de espaços naturais protegidos vigente em Portugal, no contexto da gestão e conservação da natureza, fazer uma comparação entre o sistema de unidades de conservação, instituído pela União Internacional da Conservação da Natureza, constituem outro objectivo deste trabalho no enquadramento da breve resenha antecedente. Num primeiro bloco efectuaremos uma análise das estatísticas dos visitantes aos Parques Naturais Protegidos de Montesinho e Douro Internacional. No segundo bloco estudaremos e analisaremos as medidas que foram adoptadas pelos Parques no que se relaciona com a gestão e conservação da natureza e a sustentabilidade daqueles espaços naturais protegidos.
- Turismo sustentável em espaços naturais protegidos: os Parques Naturais de Montesinho e Douro InternacionalPublication . Castro, José Paulo Ribeiro; Martins, Filomena CardosoAo longo das últimas décadas os territórios rurais portugueses foram alvo de progressivo declínio demográfico, fraco desenvolvimento económico e perda de competitividade em relação aos grandes centros urbanos, mais desenvolvidos. Neste contexto, considera-se que o turismo pode constituir uma mais-valia para travar a tendência regressiva que se verifica em algumas regiões rurais portuguesas. Os territórios raianos onde se inserem os Parques Naturais de Montesinho (PNM) e Douro Internacional (PNDI) constituem o objecto principal desta comunicação. Estes parques naturais integram a Rede Nacional de Espaços Naturais Protegidos vigente em Portugal e possuem recursos capazes de potenciar o desenvolvimento do denominado turismo sustentável. O presente trabalho integrará também uma abordagem à temática do turismo sustentável em espaços naturais protegidos. A análise da actividade turística no PNM e PNDI e o seu contributo para o desenvolvimento da região constitui outro objectivo desta comunicação
- Parques Naturais de Montesinho e Douro Internacional: dinâmicas turísticasPublication . Castro, José Paulo Ribeiro; Martins, Filomena CardosoA constatação do desenvolvimento sustentável e social de certas regiões, ancorado em práticas de actividades turísticas, lado a lado com a sua riqueza patrimonial, coloca interrogações relativas à inexistência de igual desenvolvimento verificado noutras regiões semelhantes ou até superiores em recursos indutores de evolução positiva e até do seu progresso integrado. O desenvolvimento turístico de uma região depende, em larga escala, dos recursos existentes e que possam ser utilizados directa ou indirectamente na actividade turística. A nosso ver, estão nesta situação, os territórios fronteiriços onde se situam os Parques Naturais de Montesinho e Douro Internacional que integram a rede nacional de Espaços Naturais Protegidos existente em Portugal. Entendemos que a exploração turística dos recursos patrimoniais, com especial destaque para os recursos naturais, existentes naqueles Espaços Naturais Protegidos, pode levar a uma inversão e redistribuição da oferta e procura turística que tendencialmente, é concentrada no litoral. Esta exploração pode levar à dispersão do turismo pelas regiões do interior funcionando como um factor de revitalização das economias locais destas regiões periféricas tantas vezes deixadas ao abandono. Reconhecendo a importância que se reveste a análise das dinâmicas turísticas em espaços naturais protegidos, pretende-se com este trabalho apresentar e analisar dados de natureza quantitativa sobre os referidos parques naturais. A análise que se deseja expor está relacionada com a oferta e procura turística e património natural e cultural daqueles parques. Este trabalho resulta no âmbito de uma investigação, mais ampla, cujo objectivo principal é analisar as potencialidades turísticas e ambientais dos Parques Naturais de Montesinho e Douro Internacional e o desenvolvimento de projectos de turismo sustentável e educação ambiental. Esta investigação insere-se nos trabalhos de doutoramento.
- Parques Naturais de Montesinho de Douro Internacional: o perfil do visitante/turista e o seu contributo para o desenvolvimento do turismo sustentável e educação ambientalPublication . Castro, José Paulo Ribeiro; Martins, Filomena CardosoNos últimos anos a actividade turística nos espaços naturais protegidos adquiriu uma importância crescente, que se traduz num aumento da procura turística e do número de visitantes e turistas que procuram aqueles territórios protegidos. Este trabalho tem como objectivo principal apresentar e partilhar alguns resultados preliminares obtidos no âmbito de um estudo para Doutoramento em Ciências do Ambiente que tem como finalidade contribuir para a implementação e desenvolvimento do Turismo Sustentável e Educação Ambiental nos Parques Naturais de Montesinho e Douro Internacional, localizados nos Distritos de Bragança e Guarda. A informação obtida foi recolhida com base num inquérito por questionário aplicado aos visitantes e turistas dos referidos Parques Naturais. Pretende-se, assim, apresentar o perfil sociodemográfico do visitante/turista, a organização da sua visita e o seu contributo para o desenvolvimento do turismo sustentável e educação ambiental naqueles espaços naturais protegidos, pois consideramos que esta informação é fundamental para alcançar os objectivos no âmbito da investigação que desenvolvemos.
- Turismo sustentável em espaços naturais protegidos: os Parques Naturais de Montesinho e Douro InternacionalPublication . Castro, José Paulo Ribeiro; Martins, Filomena CardosoNas últimas décadas, os territórios rurais portugueses foram alvo de progressivo declínio demográfico, fraco desenvolvimento económico e perda de competitividade em relação aos grandes centros urbanos mais desenvolvidos. Neste contexto, considera-se que o turismo possa constituir uma mais-valia para travar a tendência regressiva que se verifica em algumas regiões rurais portuguesas. Os territórios onde se inserem os Parques Naturais de Montesinho (PNM) e Douro Internacional (PNDI) constituem o objecto principal desta comunicação. Estes parques naturais integram a Rede Nacional de Espaços Naturais Protegidos, vigente em Portugal, e possuem recursos capazes de potenciar o desenvolvimento do denominado turismo sustentável. O presente trabalho integrará também uma abordagem à temática do turismo sustentável em espaços naturais protegidos. A análise da actividade turística no PNM e PNDI e o seu contributo para o desenvolvimento da região constitui outro objectivo desta comunicação.