Repository logo

Biblioteca Digital do IPB

Publications Repository of the Polytechnic Institute of Bragança

 

Welcome

The Digital Library of IPB (Biblioteca Digital do IPB), promotes and provides open access to scientific literature produced by the IPB academic community, promoting integration, visibility and sharing of scientific information granting the preservation of intellectual memory of the Instituto Politécnico de Bragança.

Recent Submissions

Volume of exercise performed by heart failure inpatients undergoing cardiac rehabilitation – a quasi-experimental study
Publication . Delgado, Bruno; Lopes, Ivo; Rodrigues, Fátima; Neto, Célia; Pereira, Ana; Novo, André
Heart Failure inpatients have a significant functional dependence, impairment of performance in activities of daily living and low exercise tolerance... The amount of Exercise is directly related to its benefits and the volume of exercise performed must be adjusted to safety issues. The aim of this study is to evaluate the volume of exercise performed and it’s relation with functional capacity and find a baseline volume level safe and effective. METHODS: Quasi-experimental study involving 72 inpatients who performed an aerobic exercise training program. Volume of exercise was registered in terms of number of cycloergometer turns, meters walked, steps climbed and the total time exercising. Subjective perception of exertion was evaluated in every training session at beginning and in the end. Patients performed two 6-minute walking tests (6MWT). RESULTS: 987 exercise sessions were performed. The majority of the patients were significant impaired: 81.9% are NYHA III and 73.6% present HFrEF.  Patients achieved lower levels of perceived exertion throughout the inhospital stay: 6 (±3) (admission) and 2(±2) (discharge). Patients who performed more volume of exercise walked a higher distance in the discharge 6MWT. CONCLUSION: A bigger volume of aerobic exercise is related to a better improvement on functional outcomes. An average of more than 10 minutes per session seems to be more effective in terms of improvement of the functional capacity.
Formação de cuidadores de Alzheimer: o papel das tecnologias digitais
Publication . Silva, Catarina; Vaz, Cátia; Gonçalves, Bruno F.
Neste artigo procuramos compreender o contributo das tecnologias digitais para o exercício da profissão dos cuidadores formais de pacientes com Doença de Alzheimer. Para concretizar este estudo, foi formulado um conjunto de proposições de investigação: (i) Os cuidadores formais utilizam as tecnologias digitais no desempenho das suas competências profissionais; (ii) As tecnologias digitais são um instrumento importante para a estimulação cognitiva de doentes com DA; (iii) Os cuidadores formais necessitam de formação para a utilização das tecnologias digitais na sua atividade. Para verificar estas proposições, adotou- se uma metodologia de investigação baseada nos paradigmas quantitativo e qualitativo. No quantitativo, utilizou-se um inquérito por questionário. Esperamos que os resultados contribuam para a implementação de políticas mais eficazes no apoio aos cuidadores formais e no tratamento de pacientes com DA, promovendo uma melhor qualidade de vida para todos os envolvidos.
Associação entre a composição corporal e lesões na prática desportiva de futebolistas
Publication . Ribeiro, Cristiana; Santos, Inês; Almeida, Maria Luiza dos Santos; Fernandes, António; Afonso, Lígia; Pereira, Ana Maria Geraldes Rodrigues
O futebol envolve ações intensas que aumentam o risco de lesões, tanto em treino como em competição. A composição corporal pode comprometer o desempenho e aumentar o risco de lesão. Neste sentido, a avaliação regular da composição corporal é fundamental para melhor desempenho desportivo. Objetivos: Analisar a associação entre a composição corporal e a incidência de lesões na prática desportiva de futebolistas. Metodologia: Estudo transversal, analítico, quantitativo e observacional, envolvendo 16 futebolistas masculinos de um clube da zona Norte de Portugal. A amostra foi obtida por acessibilidade, incluindo atletas adultos com pelo menos dois anos de prática. A recolha de dados foi realizada através de um questionário para avaliação da incidência de lesões e da composição corporal (% de massa gorda), com recurso a balança TANITA. Resultados: A análise de correlação de Pearson, aplicada aos 16 atletas (8 com lesões), revelou uma correlação negativa significativa entre a % de massa gorda e o gesto técnico responsável pela lesão (r = -0,720; p = 0,044), sugerindo que atletas com menor massa gorda estiveram mais envolvidos nesse tipo de lesão. Observou-se ainda uma correlação negativa moderada entre a % de massa gorda e o tempo de prática de futebol (r = -0,498; p = 0,050), no limiar da significância estatística, sugerindo que atletas com mais anos de prática tendem a apresentar menor massa gorda. Discussão: A massa gorda pode influenciar o tipo de lesões em futebolistas. Neste estudo, atletas com mais anos de prática tendem a apresentar menor massa gorda, possivelmente devido a melhor forma física, hábitos alimentares mais cuidados e maior disciplina nos treinos. Os dados também indicam que atletas com menos massa gorda realizam mais gestos técnicos, o que pode dever-se à maior exposição desses atletas a ações técnicas intensas.
Relação entre o consumo de sacarose e a composição corporal em jovens adultos
Publication . Oliveira, Alice; Sousa, Lara; Afonso, Ligia; Pereira, Ana Maria Geraldes Rodrigues; Fernandes, António; Pereira, Ana Maria Geraldes Rodrigues
O consumo excessivo de sacarose, comum entre os jovens adultos, está associado ao aumento do tecido adiposo e a alterações na composição corporal. Apesar da recomendação da Organização Mundial da Saúde limitar os açúcares livres a menos de 10% da ingestão energética diária, este valor é frequentemente ultrapassado. OBJETIVO: Avaliar a relação entre o consumo de sacarose e a composição corporal em jovens adultos. METODOLOGIA: Estudo transversal, observacional e quantitativo, realizado numa amostra de 50 estudantes da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Bragança, com idades entre os 18 e os 26 anos (20,48±1,65). Os dados foram recolhidos através de um questionário, incluindo informações sociodemográficas, parâmetros de composição corporal (perímetro da cintura, percentagens de tecido adiposo e massa magra, IMC), e um recordatório alimentar de 24 horas para estimar o consumo de sacarose. A análise estatística foi realizada com recurso ao IBM SPSS Statistics, versão 30.0, utilizando-se os testes de Spearman e Pearson. RESULTADOS: A maioria dos participantes era do sexo feminino (78%). O consumo médio de sacarose foi de 19,99 g no sexo feminino e 11,86 g no masculino. Quanto à composição corporal, o perímetro da cintura apresentou uma média de 73,47 cm (±6,65) nas mulheres e 88,86 cm (±13,17) nos homens. A massa gorda foi de 31,13% (±5,94) no sexo feminino e 22,95% (±4,99) no masculino; a massa magra foi de 68,83% (±5,95) e 77,10% (±4,99), respetivamente. O IMC variou entre 18,40 e 35,50 (média 24,12±3,76) nas mulheres e entre 22,60 e 39,00 (média 27,66±4,54) nos homens. Não se observaram associações significativas entre o consumo de sacarose e a composição corporal (p value ≤ 0,05). CONCLUSÃO: Apesar da ausência de associação na amostra, outros estudos demonstram tal relação. Assim, recomenda-se a realização de estudos com amostras maiores, incluindo variáveis como atividade física e consumo de outros macronutrientes.
Relação entre autoperceção do risco de disfagia e o estado nutricional dos idosos institucionalizados
Publication . Ribeiro, Fabiana; Barros, Margarida; Afonso, Ligia; Fernandes, António; Pereira, Ana Maria Geraldes Rodrigues
Com o envelhecimento, torna-se mais comum o surgimento de diversas patologias como é o caso do comprometimento da deglutição. Esta condição está fortemente associada a um maior risco nutricional, sendo necessário ter um cuidado redobrado com idosos particularmente institucionalizados. Objetivos: Analisar a relação entre a auto perceção do risco de disfagia e o risco nutricional em idosos institucionalizados do concelho de Baião. Metodologia: Estudo de caracter observacional, transversal e analítico, realizado através de um questionário dividido em várias secções: dados sociodemográficos, avaliação da auto perceção do risco de disfagia (EAT-10) e avaliação do risco nutricional (MNA). A amostra foi por conveniência, com um total de 36 indivíduos, com idade compreendida entre os 65 e os 90 anos, sendo a média de idades de 80,1. Os dados foram analisados com recurso ao software IBM SPSS Statistic 30, sendo utilizado o teste de Spearman para avaliar a relação entre a auto perceção do risco de disfagia e o risco nutricional em idosos institucionalizados, considerando um nível de significância de 5% (α = 0,05). Resultados: Neste estudo os indivíduos eram maioritariamente do sexo feminino (77,8%), institucionalizados no Lar São Bartolomeu (61,1%) e no Lar de Santa Marinha do Zêzere (38,9%). Cerca de 91,7% dos idosos não demostraram autoperceção do risco de disfagia. Em relação ao estado nutricional, 63,9% estavam em risco de desnutrição. Não houve associação estatisticamente significativa entre a autoperceção do risco de disfagia e o risco nutricional (p = 0,920). Discussão: Os dados sugerem que, nesta amostra, a autoperceção do risco de disfagia não está significativamente associada ao risco nutricional. Ainda assim, a elevada proporção de indivíduos em risco de desnutrição (63,9%) reforça a necessidade de avaliação nutricional regular. Para estudos futuros, recomenda-se uma amostra maior e mais diversa, de modo a melhorar a representatividade e a generalização dos resultados.