ESE - Dissertações de Mestrado Alunos
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Entradas recentes
- Prática de Ensino Supervisionada: O Contributo das Artes Visuais para o processo ensino aprendizagemPublication . Frazão, Francisca Pereira Vasques; Ribeiro, Maria do CéuO presente Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada resulta do trabalho realizado em contexto do estágio integrado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este descreve, entre outros aspetos, as Experiências de Ensino Aprendizagem, selecionadas, e realizadas com crianças de dois, três e sete anos de idade, respetivamente, em contexto de Creche, Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Estas foram planificadas tendo como foco o tema integrador deste relatório - O Contributo das Artes Visuais para o processo ensino aprendizagem. Nestes contextos, foi realizado um estudo de natureza qualitativa que foi orientado para responder à questão-problema: Quais os Contributos das Artes Visuais para o processo ensino aprendizagem? Procurando dar resposta a esta questão delineamos os seguintes objetivos: Promover a criatividade e sentido estético da criança e perceber qual o contributo das atividades realizadas como recurso às Artes visuais no decurso da ação educativa. As Artes Visuais desempenham um papel essencial no processo de ensino-aprendizagem proporcionando um ambiente que estimula a criatividade e a expressão individual das crianças. Estas práticas permitem explorar novas formas de representar ideias, promovendo a autonomia e a resolução criativa de problemas. Além disso, as atividades artísticas promovem o desenvolvimento da motricidade fina, pois ao trabalhar com materiais artísticos, como lápis, pinceis e tintas, os alunos desenvolvem as suas habilidades motoras, fundamental para tarefas como escrever e desenhar. Oferecem, ainda, uma via de expressão emocional não verbal, especialmente relevante para crianças com dificuldades comunicativas. Assim, as Artes Visuais oferecem uma variedade de benefícios tangíveis no processo ensino-aprendizagem, contribuindo significativamente para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças. Este estudo sublinha a importância das Artes Visuais na educação, destacando os seus contributos significativos para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças. A ação educativa realizada em contexto de Prática de Ensino Supervisionada e a elaboração do relatório proporcionaram uma oportunidade valiosa para o desenvolvimento de competências de observação, reflexão e aplicação de conhecimentos teóricos, assegurando a adequação das propostas pedagógicas às características, necessidades e interesses dos grupos. Por fim, este percurso permitiu reconhecer a relevância das Artes Visuais como recurso pedagógico, evidenciando o seu papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem e no desenvolvimento integral das crianças, reafirmando a importância de práticas educativas inovadoras e integradoras.
- Prática de Ensino Supervisionada Em Ensino de Educação Musical No Ensino Básico – Experiências de Ensino-Aprendizagem Baseadas num Projeto A\2018Publication . Costa, João Paulo Caldas; Alves, VascoO presente relatório insere-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), pertencente ao Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. O trabalho tem como finalidade apresentar, de forma descritiva e reflexiva, o percurso pedagógico desenvolvido ao longo do estágio, salientando as aprendizagens realizadas e as competências profissionais adquiridas. A metodologia adotada seguiu uma abordagem mista (qualitativa e quantitativa), fundamentada nos modelos de investigação-ação e de pesquisa Educacional Baseada em Artes. As experiências de ensino-aprendizagem concretizaram-se na implementação de um projeto musical performativo, estruturado segundo uma abordagem de Aprendizagem Baseada em Projeto (PBL) específica para a Educação Musical, designada A∴2018 (Alves, 2023). Para a produção e recolha de dados, foram utilizadas planificações gerais e planificações de aula, notas de campo registadas em diário de bordo e grelhas de observação. O tratamento da informação envolveu a triangulação de dados, com recurso a técnicas de análise de conteúdo e análise estatística, permitindo uma reflexão crítica sobre as práticas pedagógicas e as competências desenvolvidas. Os resultados obtidos indicam que as atividades foram realizadas com sucesso e que o processo formativo contribuiu significativamente para o desenvolvimento das competências técnicas e pedagógicas do estagiário, evidenciando uma prática docente consistente e fundamentada.
- Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico E se a Música fosse um puzzle?Publication . Adrega, João Pedro Morais Pina; Cardoso, MárioO presente relatório é apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico. Este trabalho é fruto da experiência da minha Prática de Ensino Supervisionada realizada durante o ano letivo 2024-2025. O ano dividiu-se em duas etapas: a primeira, de observação e cooperação com a professora titular da turma; a segunda, de intervenção. E se a Música fosse um puzzle?, resultante do diagnóstico recolhido durante as aulas de observação e cooperação, foi um projeto de intervenção pedagógica concretizado com uma turma do 5.º ano do 2.º ciclo do Ensino Básico. Este projeto nasceu com o propósito de equilibrar, na aula Educação Musical, as práticas do domínio “Experimentação e Criação” com as práticas dos restantes domínios das Aprendizagens Essenciais: Interpretação e Comunicação e “Apropriação e Reflexão”. Às práticas de experimentação e criação musical juntou-se a introdução da notação não convencional e da partitura gráfica. Cinco experiências preparatórias anteciparam o projeto final que se dividiu em duas fases: Primeira fase - interpretação de uma partitura gráfica; Segunda fase - composição de uma obra original e registo em partitura gráfica.
- Efeitos de um treino multicomponente com carga progressiva na aptidão funcional e qualidade de vida de pacientes com cancro da mamaPublication . Carneiro, Juliana Araújo; Monteiro, António Miguel de BarrosO presente estudo avaliou os efeitos de um programa de treino multicomponente com treino de força progressivo na composição corporal, aptidão funcional e qualidade de vida de sobreviventes de cancro da mama. Participaram 19 mulheres (64,0 ± 8,6 anos), distribuídas por um grupo experimental (GE) e por um grupo de controlo (GC). A composição corporal foi avaliada por bioimpedância (TANITA), a aptidão funcional pelo protocolo de Rikli & Jones e a qualidade de vida pelo WHOQOL-BREF. Após a intervenção, o GE apresentou reduções significativas na percentagem de massa gorda e aumentos na força de membros inferiores, flexibilidade e agilidade. Os domínios físico, psicológico e relações sociais do WHOQOL-BREF melhoraram significativamente (p < 0,05; d = 0,37–0,38). Estes resultados indicam que o treino multicomponente é eficaz e seguro para restaurar a aptidão funcional, preservar a massa magra e promover ganhos multidimensionais na qualidade de vida de sobreviventes de cancro da mama, reforçando o seu papel como estratégia terapêutica não farmacológica de reabilitação oncológica.
- Prática de Ensino Supervisionada Em Ensino de Educação Musical no Ensino BásicoPublication . Alves, António Carlos da Silva; Castro, Maria Isabel Ribeiro deEste trabalho destina-se a explicitar as minhas experiências de ensino-aprendizagem realizadas como professor estagiário de Educação Musical, em contexto do 2.º ciclo do Ensino Básico que, por sua vez, foi realizado no âmbito da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino da Educação Musical no Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Bragança. Inicia-se com uma apresentação sobre o “ser professor”, de uma forma geral e em particular o “ser professor de Educação Musical”, área de especialização. Na mesma linha de pensamento é feita uma contextualização à profissão docente e a teorias da aprendizagem que emanam da docência. De forma a potenciar a criatividade e outras competências nos alunos, foram utilizadas diferentes ferramentas ligadas aos audiovisuais. Assim, através de processos de sonoplastia e videoclipes, procurou-se criar espaços nos quais potenciasse o trabalho em grupos. Posteriormente, apresento a componente da Prática de Ensino Supervisionada e as experiências de ensino-aprendizagem que foram realizadas e adquiridas, explanando de forma estruturada, as opções teóricas, bem como a metodologia aplicada. Por fim, são produzidas as reflexões do processo que resultou da Prática de Ensino Supervisionada. Teço ainda considerações sobre o percurso e os momentos do processo das experiências de ensino e aprendizagem que foram construídas como professor estagiário. Como conclusão, de referir que existiu uma crescente aprendizagem em diferentes áreas, quer enquanto futuro docente, quer com os alunos que estiveram sob a minha responsabilidade.
- Prática de Ensino Supervisionada – Uma Abordagem de Projeto em Educação Musical sob a Proposta Didático-Pedagógica A.:2018Publication . Vaz, Carlos José dos Santos; Alves, Vasco Paulo CecílioO presente trabalho tem como finalidade descrever e analisar as experiências de ensino-aprendizagem vivenciadas e aplicadas enquanto docente estagiário de Educação Musical, no âmbito do 2.º ciclo do Ensino Básico, integradas na Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do curso de Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, ministrado pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. O documento encontra-se estruturado em quatro partes. Na primeira, abordo o significado de ser professor de Educação Musical, iniciando por uma reflexão sobre os documentos de orientação curricular e a prática docente de forma generalista, para depois focar especificamente o papel do professor de Educação Musical. A segunda centra-se na caracterização do contexto educativo, desde o agrupamento de escolas até às salas de aula e turmas onde desenvolvi a minha prática pedagógica. Na terceira parte, apresento detalhadamente a minha Prática de Ensino Supervisionada, incluindo as experiências de ensino-aprendizagem desenvolvidas enquanto docente estagiário. Esta secção contempla o enquadramento metodológico que sustentou a prática pedagógica, nomeadamente a adoção de uma metodologia do tipo “Aprendizagem Baseada em Projeto” (PBL), com a implementação de um projeto musical performativo baseado na abordagem A2018 (Alves, 2023), bem como a análise dos dados obtidos. São ainda descritas outras atividades e projetos em que participei no contexto da PES. Por fim, a última parte do relatório apresenta uma reflexão crítica sobre as minhas experiências de ensino-aprendizagem, destacando aprendizagens, desafios superados e a consolidação das competências profissionais enquanto professor estagiário de Educação Musical.
- Análise do envolvimento parental na eficácia das intervenções dos CAFAP em famílias de crianças e jovens em risco no concelho de BragançaPublication . Machado, Joana Santos; Lima, Carla Pedroso deA presente dissertação, intitulada “Análise do envolvimento parental na eficácia das intervenções dos CAFAP em famílias de crianças e jovens em risco no concelho de Bragança”, tem como principal objetivo compreender a relação entre o envolvimento parental e a eficácia das intervenções desenvolvidas nos Centros de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP). Partindo do pressuposto de que o sucesso das práticas de apoio familiar depende, em grande medida, da qualidade da relação estabelecida entre técnicos e famílias, o estudo procura analisar de que forma o grau de envolvimento parental influência os resultados da intervenção, tanto no nível das mudanças comportamentais e relacionais quanto na consolidação de competências parentais. A investigação adota uma metodologia mista, de natureza predominantemente qualitativa, articulando entrevistas semiestruturadas com técnicos e famílias e a aplicação de um questionário descritivo. A amostra foi constituída por uma equipa técnica multidisciplinar e por seis famílias acompanhadas por um CAFAP região de Bragança. Os resultados evidenciam que a eficácia das intervenções está intimamente associada ao nível de envolvimento parental, sendo as mudanças mais expressivas observadas em famílias que participaram ativamente no processo interventivo. Verificou-se que a confiança, a empatia e a comunicação entre técnicos e famílias constituem fatores decisivos para a adesão e a sustentabilidade das mudanças. O estudo confirma, assim, que o envolvimento parental é um fator determinante para o sucesso das intervenções CAFAP, devendo as práticas profissionais privilegiar abordagens baseadas na parentalidade positiva, na mediação e no empowerment familiar. Os resultados obtidos contribuem para a reflexão sobre as políticas e práticas de apoio à parentalidade em contextos de vulnerabilidade, reforçando o papel dos CAFAP como respostas sociais essenciais à promoção do bem-estar familiar e à proteção de crianças e jovens.
- O papel do educador social na reinserção de reclusos consumidores de substâncias psicoativas: o caso de Cabo VerdePublication . Ramos, Nainicele Stephanie Gonçalves; Salgueiro, Pedro; Fernandes, Teresa de Jesus PretoO presente trabalho analisa de forma abrangente a relação entre o consumo de substâncias psicoativas e a criminalidade, com foco em indivíduos reclusos, abordando as diferentes trajetórias droga-crime, modelos explicativos e fatores individuais e estruturais que influenciam esses comportamentos. A pesquisa discute as perspetivas causal, estruturalista e processual, destacando que a relação não é linear, mas multifatorial, influenciada por elementos biológicos, psicológicos, sociais e contextuais. São examinadas as funções da prisão e as mudanças na intervenção em contexto prisional, priorizando a reabilitação e a reinserção social, em consonância com as Regras de Mandela e o Código de Execução das Sanções Penais Condenatórias de Cabo Verde. Analisa-se o papel da educação, do trabalho e das formações profissionais, bem como a importância da intervenção multidisciplinar através de entrevistas semiestruturadas aplicadas aos técnicos de reinserção social que desempenham funções na Cadeia Central de São Vicente. São discutidos conceitos e práticas de reinserção e reabilitação social, os desafios e fatores que influenciam a reincidência. Os resultados evidenciam que, apesar dos esforços institucionais, o sistema prisional cabo-verdiano enfrenta limitações estruturais, escassez de recursos e falta de articulação entre entidades, persistindo também obstáculos como o estigma social e a ausência de acompanhamento póslibertação. Tendo em conta estes resultados, o presente estudo enfatiza a necessidade de políticas públicas eficazes, que promovam oportunidades de educação, formação e trabalho, reduzam o estigma e fortaleçam as redes de apoio, visando a prevenção da reincidência e a construção de trajetórias de vida normativas.
- O papel dos cuidadores formais e dos familiares na prestação de cuidados aos idosos em Portugal e em Cabo VerdePublication . Oliveira, Stefani Nobre; Santos, GraçaO envelhecimento é um fenómeno crescente em Portugal e Cabo Verde, gerando desafios para famílias, instituições e a sociedade. Este estudo investigou as perceções sobre o envelhecimento e os cuidados aos idosos, considerando os diferentes papéis dos cuidadores formais (técnicos), informais (familiares) e dos próprios idosos, em contextos familiares e institucionais. A metodologia utilizada baseou-se na análise qualitativa de dados recolhidos em entrevistas realizadas com 36 participantes divididos em três grupos: idosos, técnicos e familiares, oriundos de Portugal e Cabo Verde. A questão central da pesquisa foi: de que forma os cuidadores formais (técnicos), cuidadores informais (família) e idosos percecionam o envelhecimento no contexto familiar e institucional em Portugal e Cabo Verde? Para responder a esta questão foram definidos objetivos gerais e específicos que orientaram a recolha e análise dos dados, focalizando as perspetivas dos três grupos em relação ao processo de envelhecimento e aos cuidados prestados. As entrevistas semiestruturadas foram utilizadas como instrumentos de recolha de dados, realizadas com base em guiões elaborados para o efeito, que permitiram captar as experiências e opiniões dos participantes. A análise cruzada dos dados revelou que o envelhecimento é reconhecido como um processo natural, com mudanças físicas, emocionais e sociais, e que o contexto do envelhecimento influencia significativamente, na perceção dos participantes, o bem-estar do idoso. Destacou-se a importância das redes de apoio familiares e técnicas na prestação dos cuidados, bem como os desafios enfrentados, como a falta de formação dos familiares, escassez de recursos e a necessidade de políticas públicas que fortaleçam o suporte e apoio aos idosos. Os resultados evidenciaram convergências e divergências nas perceções dos grupos de participantes, reforçando a complexidade do envelhecimento e a necessidade de abordagens que promovam uma velhice ativa, digna e com qualidade de vida.
- Barreiras percebidas para a prática de atividade física: um estudo comparativo entre os estudantes do ensino secundário e ensino superiorPublication . Carvalho, António Luís Magalhães; Vasques, Catarina; Magalhães, PedroA prática regular de atividade física proporciona inúmeros benefícios para a saúde física e mental. No entanto, esta continua a ser insuficiente entre os jovens, sobretudo na transição do ensino secundário para o ensino superior. O presente estudo teve como objetivo caracterizar e comparar as barreiras percebidas à prática regular de AF por estudantes do ensino secundário e do ensino superior. Para identificar essas barreiras, aplicou-se o questionário ABEF – Autorrelato das Barreiras para a Prática de Educação Física a 411 alunos (127 alunos do Ensino Secundário e 284 estudantes do Ensino Superior). Os principais resultados desta investigação indicam que os estudantes do ensino superior percecionam um maior número de barreiras, destacando-se o Fator 1: Imagem corporal/Ansiedade física social e o Fator 2: Fadiga/Preguiça. Na comparação entre sexos, verificou-se que o sexo feminino apresenta mais barreiras em comparação com o sexo masculino, particularmente nos mesmos fatores. A identificação dos fatores percecionados como barreiras à prática regular de AF permite não só a sua superação, mediante a adoção de estilos de vida mais ativos, como também contribui para a implementação de programas de promoção da atividade física mais eficazes e direcionados às necessidades específicas dos diferentes grupos populacionais.
