Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10198/9711
Título: Azeitonas de mesa transmontanas: contributo para a sua caracterização e bases para a criação de uma nova Denominação de Origem Protegida (DOP)
Autor: Pereira, Ermelinda
Malheiro, Ricardo
Sousa, Anabela
Rodrigues, Nuno
Casal, Susana
Bento, Albino
Pereira, J.A.
Palavras-chave: Azeitonas de mesa
Caracterização físico-química
Caracterização microbiológica
Caracterização sensorial
Data: 2012
Editora: Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior Agrária, CIMO
Citação: Pereira, Ermelinda L.; Malheiro, Ricardo; Sousa, Anabela; Rodrigues, Nuno; Casal, Susana; Bento, Albino; Pereira, José Alberto (2012) - Azeitonas de mesa transmontanas: contributo para a sua caracterização e bases para a criação de uma nova Denominação de Origem Protegida (DOP). In CIMO Livro de resumos do Fórum CIMO - Ciência e Desenvolvimento 2012. Bragança: Instituto Politécnico. ISBN 978-972-745-147-0
Resumo: Em Portugal, existe uma grande tradição de produção de azeitona de mesa sendo Trás-os-Montes uma das mais importantes regiões produtoras. Neste sentido, nos últimos anos tem havido um grande esforço para proceder à caracterização dos diferentes tipos de azeitonas produzidas na região, ao nível microbiológico, físico-químico e sensorial, no âmbito de diferentes projectos entre os quais o que se encontra em curso “Table olives from the northeast of Portugal: Contribution for their characterization and promotion” financiado pelo Conselho Oleícola Internacional. Neste âmbito diferentes trabalhos têm decorrido como sejam: caracterização de “alcaparras” e seu potencial biológico; o estudo da influência da cultivar na composição, actividade biológica e características sensoriais; a fracção fenólica de “alcaparras” e azeitonas de mesa ao natural; a fracção volátil de diferentes cultivares e sua influência no produto final; a caracterização da flora microbiana; e avaliação da sua segurança para o consumidor. Com os trabalhos desenvolvidos pretende-se contribuir para a criação de uma nova Denominação de Origem Protegida de “Azeitonas de Mesa Transmontanas”
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10198/9711
ISBN: 978-­972-­745‐147-­0
Aparece nas colecções:CIMO - Resumos em Proceedings Não Indexados à WoS/Scopus

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ResumosFinal.pdf271,04 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.