Biblioteca Digital do Instituto Politécnico de Bragança   Instituto Politécnico de Bragança

Biblioteca Digital do IPB >
Escola Superior de Tecnologia e Gestão >
Informática e Comunicações >
IC - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10198/7416

Título: Segurança dos sistemas de informação
Autor: Lopes, Isabel Maria
Palavras-chave: Segurança dos sistemas de informação
Issue Date: 1999
Editora: Universidade da Beira Interior
Citação: Lopes, Isabel (1999) - Segurança dos sistemas de informação. Covilhã: Universidade da Beira Interior. Dissertação de Mestrado em Gestão.
Resumo: Com a massificação do uso das tecnologias de informação, das redes de computadores e da Internet, a segurança dos sistemas de informação assume um papel preponderante, pois são elevados os riscos de perda, seja financeira, de imagem ou mesmo de competitividade, das organizações. A informação é um valor patrimonial das organizações, pois permite abrir oportunidades de negócio e adquirir vantagens competitivas no mercado. A sua violação representa danos e perdas muitas vezes irrecuperáveis. Neste trabalho procurou averiguar-se, através de um estudo empírico, até que ponto as empresas portuguesas se preocupam com a segurança da informação e, quais as medidas que implementam. Neste contexto e tendo como finalidade conhecer a realidade portuguesa, foi elaborado um inquérito que foi enviado a 362 empresas, bancos e seguradoras. Com base nas respostas obtidas foram posteriormente contactadas 20 empresas e analisada em detalhe a respectiva abordagem aos problemas da segurança da informação. Os dados obtidos nas sucessivas fases do estudo permitiram concluir que há por parte das empresas uma preocupação crescente em relação à segurança dos sistemas de informação. Verificou-se a existência de uma grande consciência dos riscos e ameaças a que estão expostas diariamente. Contudo, as medidas implementadas como Planos de Contingência e Recuperação em caso de desastre, devem-se em grande parte à imposição legal exigida pelas empresas estrangeiras que operam em Portugal.
URI: http://hdl.handle.net/10198/7416
Appears in Collections:IC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
DissertaçãoMestrado.pdf2,16 MBAdobe PDFView/Open

Please give feedback about this item
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 


© Instituto Politécnico de Bragança - Biblioteca Digital - Feedback - Statistics
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia