Biblioteca Digital do Instituto Politécnico de Bragança   Instituto Politécnico de Bragança

Biblioteca Digital do IPB >
Escola Superior Agrária >
Ciências Sociais e Exactas >
CSE - Artigos em Proceedings Não Indexados ao ISI/Scopus >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10198/6757

Título: Auto-percepção das competências de escrita por alunos do ensino superior
Autor: Bento, António
Ribeiro, Maria Isabel
Palavras-chave: Competências de escrita
Ensino Superior
Estudantes
Análise factorial exploratória
Issue Date: 2012
Citação: Bento, A.; Ribeiro, M. (2012) - Auto-percepção das competências de escrita por alunos do ensino superior. In 8 Congreso Internacional de Educación Superior “Universidad 2012”. Havana. ISBN 9789591614346.
Resumo: Introdução: Resultados de várias investigações indicam que os alunos têm uma percepção muito superficial e bastante inócua de situações de plágio, o oposto ao que lhes é exigido nas Instituições de Ensino Superior. Este facto, aliado ao aumento de situações de plágio, constitui um desafio e uma preocupação para as Instituições Superiores Académicas. Objectivos: Analisar as percepções e competências de estudantes do ensino superior relativas à escrita académica e verificar se as mesmas são semelhantes para todos os alunos tendo em consideração o ano em que estão matriculados e o ciclo de ensino que frequentam (Licenciatura ou Pós-graduação/Mestrado). Método: Foi desenvolvido um estudo quantitativo, transversal com uma amostra, probabilística aleatória simples, constituída por 185 estudantes do ensino superior matriculados, no ano lectivo 2011-2012, na Universidade da Madeira, Portugal. O instrumento utilizado na recolha dos dados foi o SAQ (Student Authorship Questionnaire) desenvolvido por Pittam et al. (2009). Os dados foram tratados com recurso ao SPSS 18.0, recorrendo-se à análise descritiva para caracterizar a amostra, à análise factorial exploratória para identificar as competências de escrita, ao cálculo de Alfa Cronbach para medir a consistência interna das competências, ao teste de t-Student e Anova One-Way para verificar a existência ou não de diferenças, nas competências de escrita, entre dois ou três grupos independentes, respectivamente. Da totalidade de estudantes que participaram nesta investigação, 126 eram do género feminino (68,1%) e 59 eram do género masculino (31,9%). Tinham idades compreendidas entre os 17 e os 57 anos e uma média de idades de 25,3 (DP±8,3). Havia 135 alunos a frequentar o ensino graduado (1º ciclo) (73%) e 50 a frequentar o ensino pós-graduado/mestrado (2º ciclo) (27%). Destes, 48 estavam no 1º ano (25,9%); 40 no 2º ano (21,6%), 46 no 3º ano (24,9%), 44 no 4º ano (23,7%) e 6 no 5º ano (3,3%). Conclusões/resultados: Foram identificadas 5 competências de escrita nesta investigação, que explicavam cerca de 52% da variância total. O Alfa Cronbach para analisar a consistência interna de cada uma das competências foi modesto mas aceitável. O ranking das médias foi o seguinte: “Firmeza na escrita” (4,1); “Abordagem à escrita pragmática” (3,9), “Compreensão de autoria” (3,8), “Conhecimento para evitar plágio” (3,7) e “Dificuldade na escrita e recurso a trabalhos desenvolvidos por outros” (3,0). Tendo em conta a comparação de médias, verificou-se que o ano de frequência não aparece, na generalidade, como indicador com significância estatística, diferenciador das percepções dos estudantes. Contudo quando se tem em conta o ciclo de ensino registaram-se diferenças entre o ensino graduado e o pós-graduado/mestrado apresentando os estudantes do ensino pós-graduado/mestrado níveis mais elevados nas competências “Compreensão do sentido de autoria” e “Firmeza na escrita”.
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/10198/6757
ISBN: 9789591614346.
Appears in Collections:CSE - Artigos em Proceedings Não Indexados ao ISI/Scopus

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Competências_Escrita_Cuba_factorial.pdf100,58 kBAdobe PDFView/Open

Please give feedback about this item
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 


© Instituto Politécnico de Bragança - Biblioteca Digital - Feedback - Statistics
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia