Biblioteca Digital do Instituto Politécnico de Bragança   Instituto Politécnico de Bragança

Biblioteca Digital do IPB >
Escola Superior Agrária >
Ciência Animal >
CA - Livros >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10198/6650

Título: Caracterização etnológica dos ovinos churros portugueses: uma perpectiva morfométrica
Autor: Teixeira, A.
Issue Date: 1994
Editora: Instituto Politécnico de Bragança
Citação: Teixeira, A. (1994) - Caracterização etnológica dos ovinos churros portugueses: uma perpectiva morfométrica. Braganmça: Instituto Politécnico, Escola Superior Agrária. (Série Estudos; 25)
Relatório da Série N.º: Série Estudos;25
Resumo: Em 1983/84 foram iniciados pelo Instituto Universitário de Trás-os-Montes c Alto Douro, actual Universidade de Trás-os-Montes c Alto Douro, e financiados pela Comissão de Coordenação da Região Norte, vários projectos de investigação agrícola aplicada, no âmbito do Projecto de Desenvolvimento Rural Integrado de Trás-os-Montes e Alto Douro. Dois desses projectos (Melhoramento de Pastagens c Melhoramento da Produção Ovina) relacionavam- se com a produção ovina. sendo os seus responsáveis, respectivamente, o Professor Doutor Nuno Moreira c o Eng. Jorge Azevedo, com quem tivemos oportunidade de colaborar. Começámos então a ter os primeiros contactos com os criadores de ovinos, cm que a identificação da.~ raças c a eleição dos rebanhos experimentais era a tarefa fundamental. Neste contexto fomo-nos apercebendo da difícil tarefa que era identificar c caracterizar as populações ovinas. a maioria das vezes com recurso somente a caracteres fenótipicos que correspondessem às escassas descrições existentes, ou seja. às constantes da publicação de MASON (I 967), concretamente o capítulo referente às raças portuguesas, em que colaborou Ramos da Costa. Por vezes, procurávamos ajuda através de inquéritos e contactos com as populações rurais, principalmente com os pastores mais idosos, que recordavam o que tinha sido a produção ovina na sua região, comparativamente ao seu estado actual, ou que indicavam as raças ovinas introduzidas com o objectivo de levar a cabo cruzamentos de melhoramento, da produção de lã, carne ou leite.
Arbitragem científica: no
URI: http://hdl.handle.net/10198/6650
Appears in Collections:CA - Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Série Estudos 25.pdf6,27 MBAdobe PDFView/Open

Please give feedback about this item
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 


© Instituto Politécnico de Bragança - Biblioteca Digital - Feedback - Statistics
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia