Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10198/6044
Título: Avaliação da eficácia de Bacillus thuringiensis (Berliner) contra a geração antófaga de Prays oleae (Bern.) em condições de campo.
Autor: Bento, Albino
Torres, L.
Pereira, J.A.
Lopes, João
Palavras-chave: Prays oleae
Bacillus thuringiensis
Luta microbiológica
Protecção integrada
Agricultura biológica
Data: 1999
Editora: Escola Superior Agrária de Bragança
Citação: Bento, A.; Torres, L.; Pereira, J.A.; Lopes, J. (1999) - Avaliação da eficácia de Bacillus thuringiensis (Berliner) contra a geração antófaga de Prays oleae (Bern.) em condições de campo. In Actas do V Encontro Nacional de Protecção Integrada. Bragança: Escola Superior Agrária de Bragança, p. 239-244
Resumo: Os biopesticidas a base de Bacillus Thuringiensis (Berliner) constituem um dos meios de protecção contra pragas com maior interesse em agricultura biológica e protecção integrada, Nesta perspectiva, tais produtos afiguram-se interessantes em relação à traça da oliveira, Prays oleae (Bern.), embora apenas no que se refere à geração antófaga, por ser aquela que reúne características comportamentais e de nocividade capazes de justificarem intervenções e assegurarem o êxito dos produtos em causa. Para avaliar as possibilidades do emprego destes biopesticidas contra P. oleae em Trás-os-Montes, ensaiou-se a sua aplicação entre 1996 e 1998, num olival situado em Valbom dos Figos, próximo de Mirandela, imediatamente após o final da eclosão dos ovos da geração antófaga. Os níveis de mortalidade registados situaram-se entre 60,6% e 81.1 % evidenciando as boas possibilidades do emprego dos produtos ensaiados na protecção contra a praga.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10198/6044
Aparece nas colecções:PTV - Artigos em Proceedings Não Indexados ao ISI/Scopus

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
PAC - 7.pdf2,02 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.