Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10198/5466
Título: Valorização e aproveitamento dos pombais tradicionais em Trás-os-Montes. Situação actual, problemas e perspectivas de futuro.
Autor: Barbosa, José Carlos
Palavras-chave: Pombais tradicionais
valorização dos pombais
Data: 2006
Editora: Palombar
Citação: Barbosa, José Carlos (2006) - Valorização e aproveitamento dos pombais tradicionais em Trás-os-Montes. Situação actual, problemas e perspectivas de futuro. In II Seminário Palombar: a multifuncionalidade dos pombais tradicionais no Nordeste Transmontano. Vimioso
Resumo: Os pombais tradicionais são construções típicas da paisagem rural do Nordeste Transmontano e são um exemplo da arquitectura rural transmontana. O declínio das actividades agrícolas e pecuárias e o progressivo despovoamento do meio rural, fez com que muitas destas construções fossem abandonadas. Vão-se degradando, num processo que conduzirá à sua ruína. A valorização e aproveitamento dos pombais tradicionais pode verificar-se através da revitalização do interesse pela ocupação por bandos de pombas; pela valorização por algum dos produtos com origem nos pombais; ou pela descoberta de novas funcionalidades para estas construções. Actualmente, é possível encarar com viabilidade as possibilidades de revitalização e valorização dos pombais tradicionais e da criação de pombas, pelo seu aproveitamento económico nas vertentes do património construído; do turismo; e da gastronomia.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10198/5466
Aparece nas colecções:PTV - Resumos em Proceedings Não Indexados ao ISI/Scopus

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Res Valor Aprov Pomb ConfVim.pdf65,68 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.