Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10198/5402
Título: Introdução à carta biogeográfica de Portugal (Costa et al. 1998).
Autor: Aguiar, Carlos
Mesquita, Sandra
Honrado, João José
Palavras-chave: Portugal
Biogeografia
Data: 2008
Editora: Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversividade, Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, Parque Natural da Madeira e Secretaria Regional do Ambiente e do Mar. Assírio & Alvim.
Citação: Aguiar, Carlos; Mesquita, Sandra; Honrado, João (2008) - Introdução à carta biogeográfica de Portugal (Costa et al. 1998). In Costa [et al.] Atlas das Aves Nidificantes em Portugal. Lisboa: Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, Assírio & Alvim. p. 47-50. ISBN 978-972-37-1374-9
Resumo: As fronteiras e as unidades biogeográficas reconhecidas na “Carta Biogeográfica de Portugal” de Costa et al. (1998) emergiram da identificação e da cartografia de comunidades vegetais e de séries de vegetação, em acordo com os métodos e conceitos da Escola Sigmatista de Fitossociologia. Embora não contenha qualquer componente zoogeográfica e actualmente esteja em curso uma revisão do texto e da cartografia de 1998, a inclusão neste atlas de uma descrição abreviada da “Carta Biogeográfica de Portugal” justifica-se pelo seu valor heurístico, pela estreita correlação encontrada entre as unidades biogeográficas então propostas e os padrões de distribuição de alguns tipos de uso do território (e.g. sistemas de agricultura) ou de alguns grupos de animais (e.g. peixes de água doce) ou de plantas vasculares (e.g. endemismos dos géneros Armeria e Ulex) e, ainda, pelo facto da tipologia biogeográfica desenvolvida por aqueles autores ser citada com frequência na bibliografia portuguesa da especialidade.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10198/5402
ISSN: 978-972-37-1374-9
Aparece nas colecções:BB - Capítulo de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2008 Atlas cap4(1).pdf406,02 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.