Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10198/5137
Título: A utilização do cobre na protecção fitossanitária da oliveira e implicações na segurança alimentar dos produtos do olival.
Autor: Pereira, J.A.
Soares, Maria Elisa
Pavão, Francisco
Bastos, Maria de Lourdes
Bento, Albino
Data: 2009
Editora: Escola Superior Agrária de Santarém
Citação: Pereira, J.A.; Soares, M.E.; Pavão, F.; Bastos, M.L.; Bento, A. (2009) - A utilização do cobre na protecção fitossanitária da oliveira e implicações na segurança alimentar dos produtos do olival. In V Simpósio Nacional de Olivicultura. Santarém
Resumo: Na protecção fitossanitária da oliveira, especialmente na luta contra doenças fúngicas, são utilizados pesticidas com diferentes formulações de cobre. A utilização destes produtos e permitida nos diferentes sistemas de protecção do olival, quer seja em produção convencional, em produção integrada ou no modo de produção biológico, o que os torna de utilização praticamente generalizada. Neste sentido, o presente trabalho teve por objectivos estudar a persistência do cobre, aplicado sob diferentes formas - calda bordalesa, hidróxido de cobre e oxicloreto de cobre - em folhas de oliveira e azeitonas durante um período de 44 dias após a aplicação e no azeite obtido em azeitonas processadas em final desse período.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10198/5137
Aparece nas colecções:PTV - Resumos em Proceedings Não Indexados ao ISI/Scopus

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CN - 70.pdf582,16 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.