Biblioteca Digital do Instituto Politécnico de Bragança   Instituto Politécnico de Bragança

Biblioteca Digital do IPB >
Escola Superior de Tecnologia e Gestão >
Informática e Comunicações >
IC - Artigos em Proceedings Não Indexados ao ISI/Scopus >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10198/4695

Título: A utilização de políticas em gestão de redes e sistemas de informação
Autor: Roque, Vitor
Oliveira, José Luís
Lopes, Rui Pedro
Palavras-chave: Sistemas de informação,
Gestão de redes
Gestão de redes por políticas
Especificação de políticas
Issue Date: 2004
Citação: Roque, Vitor; Oliveira, José Luís; Lopes, Rui Pedro (2004) - A utilização de políticas em gestão de redes e sistemas de informação. In 5ª Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação – CAPSI2004. Lisboa, Portugal.
Resumo: A gestão das redes tornou-se, nos últimos anos, um tema de máxima importância para as empresas dado que a sua organização, os fluxos de informação e métodos de trabalho, quer interna quer externamente, estão cada vez mais dependente do bom funcionamento de redes de comunicação. Esta dependência faz com que a disponibilidade e desempenho destas infra-estruturas e serviços sejam actualmente factores determinantes para o seu sucesso. Tem-se assistido também a um aumento quer a nível de tamanho, quer a nível de complexidade das redes, o que implica o desenvolvimento rápido de mecanismos de configuração normalizados para que a sua gestão seja feita de uma forma eficaz e rápida. O conceito de gestão por políticas surgiu nos últimos anos como o paradigma “ideal” para tratar este tipo de necessidades. Tendo em consideração que a maioria dos actuais sistemas de informação tem uma interdependência quase total com a rede de comunicação que lhe dá suporte, é importante que esta mesma rede esteja a funcionar correctamente, isto é exiba os comportamentos adequados, pois uma sua eventual falha pode levar, em casos extremos, à inoperabilidade total ou parcial do próprio sistema de informação. A Gestão Baseada em Políticas (PBM – Policy Based Management) apresenta-se como um paradigma adequado quer para gerir estas novas redes de comunicação quer para garantir segurança e, genericamente, definir as politicas de utilização dos sistemas e infra-estrutura de comunicações de uma organização. Este artigo visa expor esta metodologia, o estado de normas e de desenvolvimentos, e discutir a sua utilização nos 2 sistemas de informação actuais de forma a garantir uma administração coordenada e consistente.
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/10198/4695
Appears in Collections:IC - Artigos em Proceedings Não Indexados ao ISI/Scopus

Files in This Item:

File Description SizeFormat
2004_capsi.pdf213,31 kBAdobe PDFView/Open

Please give feedback about this item
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 


© Instituto Politécnico de Bragança - Biblioteca Digital - Feedback - Statistics
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia