Biblioteca Digital do Instituto Politécnico de Bragança   Instituto Politécnico de Bragança

Biblioteca Digital do IPB >
Escola Superior de Tecnologia e Gestão >
Mecânica Aplicada >
DMA - Artigos em Proceedings Não Indexados ao ISI/Scopus >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10198/4249

Título: Comportamento sísmico da igreja do Mosteiro dos Jerónimos
Autor: Roque, João C. Almendra
Oliveira, Daniel V.
Lourenço, Paulo B.
Palavras-chave: Construções históricas
Vulnerabilidade e risco sísmica
Avaliação da segurança
Issue Date: 2010
Editora: Carlos Sousa Oliveira; Aníbal Costa; Humberto Varum
Citação: Roque, João C. Almendra; Oliveira, Daniel V.; Lourenço, Paulo B. (2010) - Comportamento sísmico da igreja do Mosteiro dos Jerónimos. In 8º Congresso de Sismologia e Engenharia Sísmica. Aveiro. ISBN 978-989-95695-4-6.
Resumo: Para avaliar o comportamento sísmico da Igreja do Mosteiro dos Jerónimos tendo em vista o diagnóstico das suas capacidades e vulnerabilidades estruturais bem como a avaliação da segurança sísmica para cenários de diferente perigosidade, foram realizadas um conjunto de análises numéricas estáticas e dinâmicas, admitindo comportamento não linear material e geométrico, cujos resultados se apresentam. A investigação numérica é antecedida pela caracterização (quantitativa e qualitativa) da construção e pela caracterização da acção sísmica com base em estudos de casualidade e em modelos sismológicos. A realização das análises dinâmicas não lineares, no domínio do tempo, é efectuada para acções sísmicas correspondentes a cenários com 475, 975 e 5000 anos de período de retorno e visa caracterizar o desempenho sísmico da Igreja, nomeadamente das potenciais vulnerabilidades identificadas. Para ao efeito, realiza-se previamente, um conjunto de análises estáticas, lineares e não lineares, e análises dinâmicas modais. As análises dinâmicas modais e as análises estáticas, sob a acção das cargas verticais permanentes, são utilizadas para a calibração/validação do modelo numérico. As análises estáticas lineares equivalentes à acção sísmica são utilizadas para uma estimativa prévia da exigência sísmica (incluindo a localização potencial das incidências não lineares) e das vulnerabilidades virtuais associadas. As análises estáticas não lineares (do tipo “pushover”) são utilizadas para estimar a capacidade da construção sob acções horizontais e para identificar os potenciais mecanismos de colapso. De acordo com os resultados das análises dinâmicas realizadas, para os cenários sísmicos com 475 e 975 anos de período de retorno, a Igreja ficará sob importantes estados de tensão e de fendilhação não sendo expectável a sua ruína parcial ou global. Para os cenários de perigosidade sísmica mais severos, correspondentes a 5000 anos de período de retorno, identificou-se uma potencial incidência de danos nos pilares da nave da Igreja cuja ruína conduz ao colapso da abóbada da nave.
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/10198/4249
ISBN: 978-989-95695-4-6
Appears in Collections:DMA - Artigos em Proceedings Não Indexados ao ISI/Scopus

Files in This Item:

File Description SizeFormat
SISMICA 2010_Artigo 1_Roque, Oliveira e Lourenço_revisto.pdf20,72 kBAdobe PDFView/Open

Please give feedback about this item
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 


© Instituto Politécnico de Bragança - Biblioteca Digital - Feedback - Statistics
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia