Biblioteca Digital do Instituto Politécnico de Bragança   Instituto Politécnico de Bragança

Biblioteca Digital do IPB >
Escola Superior de Tecnologia e Gestão >
Teses de Mestrado >
SI - Sistemas de Informação >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10198/3989

Título: Aplicação de gestão da Casa de Trabalho Oliveira Salazar
Autor: Martins, Carla Manuela Gomes
Orientador: Pires, José Adriano
Issue Date: 2010
Editora: Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Tecnologia e de Gestão
Citação: Martins, Carla Manuela Gomes (2010) - Aplicação de gestão da Casa de Trabalho Oliveira Salazar. Bragança: Instituto Politécnico, Escola Superior de Tecnologia e de Gestão. Dissertação de Mestrado em Sistemas de Informação.
Resumo: A aplicação CTOS foi criada com o objectivo de gerir toda a informação interna da Casa de Trabalho Dr. Oliveira Salazar. A ideia surgiu com o conhecimento de que a Casa de Trabalho necessitava de uma aplicação para gerir toda a sua informação relativamente à escola, saúde, informações oficiais, visitas, saídas e projectos relativos aos educandos residentes. O processo iniciou-se com o levantamento da informação que é necessária recolher, tratar e disponibilizar, de forma eficaz e em tempo oportuno aos diferentes perfis de utilizadores. Numa segunda fase foi feita a modelação de toda a informação recolhida com a ajuda de um Diagrama Entidade Relacionamento. De seguida escolheu-se a ferramenta que foi usada para criar a aplicação. A ferramenta escolhida foi, Oracle XE. Procedeu-se à instalação do Oracle XE em ambiente Windows. Depois de devidamente instalado o Oracle Databese 10g Express Edition, procedeu-se à criação das tabelas SQL, escolheu-se a template, os niveis de tabs e atribuiu-se o nome à aplicação, que foi CTOS. Foram criados vários Tabs e Sub_Tabs, os tabs agrupam sub-tabs e cada sub_tab referencia um formulário um relatório e uma pesquisa da aplicação, ao que se seguiu a criação da home page, ou seja, a primeira página da aplicação, onde consta informação à cerca da casa de trabalho e também os campos de login e password para o utilizador poder entrar na aplicação. Através de vários processos foram criadas permissões de acesso à aplicação, conforme os diferentes tipos de perfis definidos e que são geridos por via de login e password. Caso o login do utilizador seja Administrador, todos os items e tabs estarão visíveis, ou seja, este utilizador poderá alterar, remover e actualizar toda a informação existente na base de dados, caso o login e password não sejam estes o utilizador apenas terá permissões de consulta e inserção de informação na base de dados. Foi criado um formulário de criação e edição de utilizadores, a partir da qual o administrador pode proceder à gestão e manutenção dos perfis de diferentes utilizadores. A aplicação é constituída por trinta e seis formulários, trinta e sete relatório e trinta e seis páginas de pesquisa. Ao longo dos vários relatórios estão também disponíveis vários estudos e dados estatísticos, alguns dos quais interpretados numa perspectiva gráfica. O trabalho finalizou-se com a instalação e validação da aplicação no seu ambiente operativo. Os resultados finais foram muito satisfatórios, tendo-se necessitado apenas de proceder a ajustes pontuais. A aplicação cumpre com os requisitos e com os objectivos que pretendeu alcançar.
URI: http://hdl.handle.net/10198/3989
Appears in Collections:SI - Sistemas de Informação

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Carla_Martins_MSI_2010.pdf2,62 MBAdobe PDFView/Open
Carla_Martins_MSI_2010_resumo.pdf85,13 kBAdobe PDFView/Open

Please give feedback about this item
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 


© Instituto Politécnico de Bragança - Biblioteca Digital - Feedback - Statistics
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia