Biblioteca Digital do Instituto Politécnico de Bragança   Instituto Politécnico de Bragança

Biblioteca Digital do IPB >
Escola Superior de Tecnologia e Gestão >
Mecânica Aplicada >
DMA - Artigos em Revistas Não Indexados ao ISI >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10198/3616

Título: Resistência biomecânica da extremidade proximal em fémures do mesmo género e diferentes faixas etárias (Biomechanical strength in the proximal femurs for same gender and different ages)
Autor: Fonseca, E.M.M.
Magalhães, B.F.T.
Noronha, J.K.
Issue Date: 2010
Citação: Fonseca, E.M.M.; Magalhães,B. ; Noronha, J.K. (2010) - Resistência biomecânica da extremidade proximal em fémures do mesmo género e diferentes faixas etárias (Biomechanical strength in the proximal femurs for same gender and different ages). Revista da Associação Portuguesa de Análise Experimental de Tensões. ISSN 1646-7078 . vol. 18, p.63-69
Resumo: O principal objectivo deste trabalho é avaliar a resistência biomecânica da extremidade proximal do fémur, quando submetido a carregamentos próprios da actividade quotidiana sob influência da actividade muscular. Pretende-se comparar a resistência do colo do fémur, através da distribuição de tensões, na extremidade proximal do osso, em três indivíduos do género feminino, mas faixas etárias distintas. A discussão dos resultados considera as simulações efectuadas, função da massa corporal própria de cada paciente e do máximo valor idêntico para todos as pacientes. Nesta última análise, uma vez que a imposição de carregamento é idêntica para cada um dos modelos, pretende-se verificar a influência das alterações da espessura do osso cortical do fémur, função da idade, no resultado da distribuição de tensões. A influência da espessura cortical na resistência óssea tem vindo a ser referido por vários estudos de autores nesta área de investigação. A avaliação do estado de compressão ou tracção na zona destes tecidos ósseos será também motivo da discussão dos resultados. Este trabalho permitirá ainda identificar as zonas de maior risco de fractura, para cada um dos fémures em análise.
URI: http://hdl.handle.net/10198/3616
ISSN: 1646-7078
Appears in Collections:DMA - Artigos em Revistas Não Indexados ao ISI

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ARN9.pdf6,11 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 


  © Instituto Politécnico de Bragança - Biblioteca Digital - Feedback - Statistics
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE