Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10198/3615
Título: Avaliação das tensões numa prótese do fémur sob influência de diferentes materiais (Stresses assessment in a femoral prosthesis under the influence of different materials)
Autor: Fonseca, E.M.M.
Mendes, C. S.
Noronha, J.K.
Data: 2010
Citação: Fonseca, E.M.M.; Mendes, C. S.; Noronha, J.K. (2010) - Avaliação das tensões numa prótese do fémur sob influência de diferentes materiais (Stresses assessment in a femoral prosthesis under the influence of different materials). Revista da Associação Portuguesa de Análise Experimental de Tensões. ISSN 1646-7078. 18, p. 71-78
Resumo: O principal objectivo deste trabalho é avaliar o comportamento biomecânico na utilização de diferentes materiais numa prótese do fémur. Pretende-se assim avaliar a resistência biomecânica do conjunto osso-implante, através da distribuição de tensões e de deformações, num fémur do sexo masculino de 70 anos. Foi utilizada uma tomografia computorizada de alta resolução na criação do modelo geométrico tridimensional. A análise biomecânica do conjunto osso-implante é efectuada com o recurso ao método de elementos finitos, considerando o efeito do osso cortical e trabecular. O modelo isotrópico e elástico, em análise, é submetido a diferentes carregamentos em função da actividade quotidiana e da influência muscular. A discussão dos resultados contempla as análises efectuadas com base na utilização de três materiais diferentes em próteses.
URI: http://hdl.handle.net/10198/3615
ISSN: 1646-7078
Aparece nas colecções:DMA - Artigos em Revistas Não Indexados ao ISI/Scopus

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Rev_18_A8.pdf371,67 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.