Biblioteca Digital do Instituto Politécnico de Bragança   Instituto Politécnico de Bragança

Biblioteca Digital do IPB >
Escola Superior de Tecnologia e Gestão >
Mecânica Aplicada >
DMA - Resumos em Proceedings Não Indexados ao ISI/Scopus >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10198/3075

Título: Modelo de deformação numérico e experimental em secções tubulares
Autor: Fonseca, E.M.M.
Barreira, Luísa
Melo, F.J.M.Q. de
Valente, R.A.F.
Issue Date: 2007
Citação: Fonseca, E.M.M.; Barreira, Luísa; Melo, F.J.M.Q. de ; Valente, R.A.F. (2007) - Modelo de deformação numérico e experimental em secções tubulares. In Congresso de Métodos Numéricos e Computacionais em Engenharia. Porto.
Resumo: Neste artigo apresenta-se um modelo numérico e experimental para a análise de secções tubulares quando submetidas a carregamentos transversais. O objectivo consiste na avaliação da integridade estrutural destes elementos através da sua resistência à deflexão através do seu comportamento para além do domínio elástico. O modelo numérico baseia-se na utilização de elementos sólidos com características de não linearidade geométrica e material utilizando o programa Ansys. O modelo experimental resulta de ensaios efectuados em componentes com as mesmas características para a comparação de resultados. As estruturas tubulares têm elevada importância tecnológica em aplicações em várias áreas: em instalações de água, redes de segurança, ar comprimido, distribuição de gás. Uma tubagem submetida a uma pressão externa suficientemente elevada pode vir a traduzir-se num problema de estabilidade ou mesmo no seu colapso estrutural através das grandes deformações ocorridas. Este tipo de problemas podem surgir em tubagens submersas por água, em tubagens soterradas, em tubagens em contacto com outros materiais e ainda durante o seu transporte ou instalação. A ocorrência dos diferentes modos de falha em secções tubulares podem ocorrer devido à ovalização da secção recta. A utilização de técnicas numéricas, torna possíveis estudos complexos neste tipo de geometrias, com os problemas decorrentes da ovalização e empenamento quando as estruturas são solicitadas. Salientam-se alguns trabalhos realizados pelos autores nestas áreas [1]. A motivação do estudo e da análise deste tipo de estruturas traduz-se na verificação dos fenómenos de ovalização decorrentes do comportamento não linear e geométrico do material, em função de uma solicitação externa incremental, utilizando um modelo numérico e experimental com características similares.
URI: http://hdl.handle.net/10198/3075
Appears in Collections:DMA - Resumos em Proceedings Não Indexados ao ISI/Scopus

Files in This Item:

File Description SizeFormat
RACN7.pdf1,84 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 


© Instituto Politécnico de Bragança - Biblioteca Digital - Feedback - Statistics
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia