Biblioteca Digital do Instituto Politécnico de Bragança   Instituto Politécnico de Bragança

Biblioteca Digital do IPB >
Escola Superior de Tecnologia e Gestão >
Tecnologia Química e Biológica >
DTQB - Resumos em Proceedings Não Indexados ao ISI/Scopus >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10198/2619

Título: Benefícios potenciais do consumo de nozes
Autor: Amaral, J.S.
Casal, Susana
Seabra, R.M.
Oliveira, M.B.P.P.
Issue Date: 2006
Editora: Ordem dos Farmacéuticos
Citação: Amaral, J.S.; Casal, S.; Seabra, R.M. (2006) - Benefícios potenciais do consumo de nozes. In I Encontro Nacional de Bromatologia, Hidrologia e Toxicologia. Sesimbra. ISSN 0484-811X.
Resumo: Os frutos secos, na sua generalidade, apresentam uma composição similar do ponto de vista nutricional sendo, caracteristicamente, alimentos com elevado teor de lípidos. Por este motivo, a generalidade dos consumidores evita o seu consumo, uma vez que associa este tipo de alimentos ao aumento de peso corporal. No entanto, estudos epidemiológicos e clínicos realizados nas últimas décadas sugerem que o consumo frequente de quantidades moderadas de frutos secos pode ter efeitos benéficos para a saúde humana, principalmente a nível do perfil lipídico sanguíneo.13 Quando comparadas com a maioria dos outros frutos secos, os -quais contêm principalmente ácidos gordos monoinsaturados, as nozes destacam-se pelos seus teores elevados em ácidos gordos polinsaturados E -3 e 0-6, nomeadamente em termos dos ácidos gordos essenciais linoleico e 0-linolénico. Para além do seu perfil favorável em ácidos gordos, as nozes contêm ainda vários outros compostos bioactivos, tais como fitoesteróis, tocoferóis e tocotrienóis. Neste trabalho procedeu-se ao estudo da fracção lipídica das nozes em termos do seu perfil em ácidos gordos, triacilgliceróis, fitoesteróis, tocoferóis e tocotrienóis. As composições em ácidos gordos e fitoesteróis foram analisadas por GC/FID, os triacilgliceróis por HPLC/ELSD e os tocoferóis e tocotrienóis por HPLC/DAD/FL. Os detalhes relativos à composição nos referidos compostos serão apresentados bem como a sua relação com possíveis efeitos benéficos para a saúde.
URI: http://hdl.handle.net/10198/2619
ISSN: 0484-811X
Appears in Collections:DTQB - Resumos em Proceedings Não Indexados ao ISI/Scopus

Files in This Item:

File Description SizeFormat
7. Sesimbra abstract.pdf277,35 kBAdobe PDFView/Open

Please give feedback about this item
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 


© Instituto Politécnico de Bragança - Biblioteca Digital - Feedback - Statistics
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia