Biblioteca Digital do Instituto Politécnico de Bragança   Instituto Politécnico de Bragança

Biblioteca Digital do IPB >
Escola Superior de Tecnologia e Gestão >
Tecnologia Mecânica >
DTM - Artigos em Proceedings Não Indexados ao ISI/Scopus >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10198/2228

Título: Uma abordagem aos sistemas de planeamento e controlo da produção (PPC) para ambientes de empresas virtuais/distribuidas (EV/D)
Autor: Queijo, Luís
Palavras-chave: Empresas virtuais
Empresas distribuidas
Planeamento e controlo da produção
Sistemas de produção autonomos
Gestão da produção
Issue Date: 2002
Citação: Queijo, Luís (2002) - Uma abordagem aos sistemas de planeamento e controlo da produção (PPC) para ambientes de empresas virtuais/distribuidas (EV/D). In 2as Jornadas Politécnicas de Engenharia. Setúbal.
Resumo: Num mundo em constante evolução, a competitividade das empresas é posta à prova, levando-as a alterar a sua organização e a forma como a produção industrial é planeada e gerida. Assim, os relacionamentos inter-empresariais encontram-se em plena mudança, tentando ultrapassar as relações cliente-fornecedor e conseguir relações de cooperação. Neste contexto foi desenvolvido o conceito de Empresa Virtual/Distribuída (EV/D,), como forma das empresas aumentarem a competitividade através do desenvolvimento de parcerias de objectivo comum. Referência [1J caracteriza as E/VD como redes de empresas ligadas pela tecnologia de informação, partilhando recursos e tecnologia deforma a atingirem objectivos comuns e aparecendo a um observador externo, como uma única organização. Referência [2], afirma ainda que, para além dos recursos e tecnologia, as empresas partilham também os custos e o risco. Desta forma, e uma vez que os sistemas PPC tradicionais, não contemplam a possibilidade de utilização das redes de comunicação, amplamente utilizadas hoje em dia, é necessário encontrar formas para que as empresas possam continuar a utilizá-los e ainda assim poderem aderir às EV/D. Neste artigo apresenta-se uma abordagem à configuração dos sistemas PPC, com vista à inserção em ambientes de EV/D, baseado no conceito de SPA - Sistemas Produtivos Autónomos.
URI: http://hdl.handle.net/10198/2228
Appears in Collections:DTM - Artigos em Proceedings Não Indexados ao ISI/Scopus

Files in This Item:

File Description SizeFormat
OGI_7_completo.pdf522,09 kBAdobe PDFView/Open

Please give feedback about this item
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 


© Instituto Politécnico de Bragança - Biblioteca Digital - Feedback - Statistics
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia