Biblioteca Digital do Instituto Politécnico de Bragança   Instituto Politécnico de Bragança

Biblioteca Digital do IPB >
Escola Superior de Tecnologia e Gestão >
Informática e Comunicações >
IC - Relatórios Técnicos/Científicos >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10198/1989

Título: Uma versão melhorada de um algoritmo de encaminhamento para protecção local com partilha de largura de banda de protecção
Autor: Jorge, Luísa
Gomes, Teresa
Issue Date: 2006
Editora: INESC
Citação: Jorge, Luísa; Gomes, Teresa (2006) - Uma versão melhorada de um algoritmo de encaminhamento para protecção local com partilha de largura de banda de protecção. Instituto de Ciência Aplicada e Tecnologia. ISSN 1645-2631. 8.
Resumo: A new improved version of a dynamic routing algorithm of locally restorable QoS guaranteed paths, will be described. The algorithm calculates simultaneously the active and local protection paths, with protection bandwidth sharing. A method for minimal allocation of protection bandwidth in the context of local shared protection will also be proposed. The performance of the original and of the improved version of algorithm, using minimal allocation of protection bandwidth, will be analysed. Experimental results will show the new version has advantages both regarding the total bandwidth used, the number of hops of the active path and the probability of rejection of new requests. O QoS duma rede depende fortemente da sua capacidade de sobrevivência. Por este motivo mecanismos de protecção em redes têm sido objecto de estudo intenso. A protecção pode ser local ou global e pode ser orientada ao recurso ou ao caminho. A protecção local tem vantagens sobre a protecção global, nomeadamente no respeitante ao tempo de recuperação. Os caminhos de protecção e activo podem ser calculados separadamente ou em conjunto. O cálculo conjunto dos caminhos de protecção e do caminho activo é mais difícil mas pode conduzir a melhor utilização dos recursos da rede, especialmente se for considerada a partilha de LB de protecção. Será descrita uma versão melhorada de um algoritmo de encaminhamento dinâmico para protecção local com garantias de QoS. O algoritmo calcula simultaneamente o caminho activo e os caminhos de protecção local, com partilha da LB de protecção. Será também proposto um método que permite reservar o valor mínimo de LB de protecção, num contexto de protecção local com partilha. Será analisado o desempenho de ambas as versões do algoritmo, implementadas com reserva exacta da LB de protecção. Os resultados simulacionais mostrarão que a nova versão requer menos LB total usada, utiliza um menor número de ramos no caminho activo e conduz a uma menor rejeição de pedidos.
URI: http://hdl.handle.net/10198/1989
ISSN: 1645-2631
Versão do Editor: http://www.inescc.pt/pubinter.php
Appears in Collections:IC - Relatórios Técnicos/Científicos

Files in This Item:

File Description SizeFormat
rr-INESCC.8.2006.pdf520,37 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 


  © Instituto Politécnico de Bragança - Biblioteca Digital - Feedback - Statistics
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE