Biblioteca Digital do Instituto Politécnico de Bragança   Instituto Politécnico de Bragança

Biblioteca Digital do IPB >
Escola Superior de Tecnologia e Gestão >
Informática e Comunicações >
IC - Relatórios Técnicos/Científicos >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10198/1987

Título: Recuperação em redes MPLS - uma resenha de esquemas de recuperação
Autor: Jorge, Luísa
Gomes, Teresa
Issue Date: 2005
Editora: INESCC
Citação: Jorge, Luísa; Gomes, Teresa (2005) - Recuperação em redes MPLS - uma resenha de esquemas de recuperação. Instituto de Ciência Aplicada e Tecnologia. ISSN 1645-2631.
Resumo: Uma rede MPLS é constituída por recursos que possuem graus de fiabilidade diferentes. Perante falhas nesses recursos, e para fornecer serviços fiáveis aos pedidos solicitados, o MPLS precisa de empregar um conjunto de procedimentos (detecção, notificação e recuperação da falha) para garantir uma protecção apropriada para o tráfego transportado nos diversos LSP. Numa rede MPLS, quando ocorre uma avaria no LSP primário o esquema de recuperação deve redireccionar o tráfego para um caminho de recuperação que contorne a avaria. São descritos os princípios de recuperação que podem ser usados nas redes MPLS de acordo com o RFC 3469. De acordo com esse RFC os dois modelos de recuperação básicos usados para redireccionar o tráfego, após uma falha, são a recuperação por reencaminhamento e a protecção por comutação. Na protecção por comutação a recuperação é rápida porque o caminho de recuperação é pré-estabelecido. No entanto um dos problemas deste modelo de recuperação é ser incapaz de tratar falhas simultâneas no caminho de trabalho e no caminho de recuperação. Na recuperação por reencaminhamento os recursos são utilizados de uma forma mais eficiente, mas a recuperação é geralmente lenta. Um fornecedor de serviços de rede deve poder aplicar esquemas de recuperação diferentes de acordo com as características de Qualidade de Serviço dos fluxos de tráfego (classes de serviço) que transporta. Este trabalho começa com uma descrição detalhada dos aspectos relativos à recuperação em redes MPLS. Essa descrição é seguida de uma resenha de diferentes esquemas propostos para recuperação de falhas, começando por modelos de protecção por comutação e seguidamente referindo modelos de recuperação por reencaminhamento. São apresentadas as características mais relevantes do funcionamento de cada um dos esquemas revistos e é analisada a sua aplicabilidade em redes reais. Finalmente é apresentado um resumo comparativo das características dos esquemas anteriormente descritos.
URI: http://hdl.handle.net/10198/1987
ISSN: 1645-2631
Versão do Editor: http://www.inescc.pt/pubinter.php
Appears in Collections:IC - Relatórios Técnicos/Científicos

Files in This Item:

File Description SizeFormat
rr-INESCC.10.2005.pdf5,28 MBAdobe PDFView/Open

Please give feedback about this item
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 


© Instituto Politécnico de Bragança - Biblioteca Digital - Feedback - Statistics
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia