Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10198/1875
Title: “Accruals” discricionários e o governo das sociedades: uma aplicação às empresas cotadas no mercado bolsista português
Authors: Martins, António
Moutinho, Nuno
Keywords: Governo das sociedades
Gestão de resultados
Accruals discricionários
Issue Date: 2007
Publisher: Universidad de La Rioja
Citation: Martins, António; Moutinho, Nuno (2007) - “Accruals” discricionários e o governo das sociedades: uma aplicação às empresas cotadas no mercado bolsista português. In XVII Jornadas Hispano Lusas de Gestão Científica 'Conocimiento, Innovación y Emprendedores'. Logroño.
Abstract: Neste trabalho é testado o papel dos mecanismos de governo das sociedades no constrangimento das práticas de gestão de resultados em Portugal. Os testes empíricos realizados para uma amostra de 152 sociedades cotadas na bolsa de valores de Portugal, para os anos de 2002 a 2004, na generalidade, não confirmam a existência de uma associação entre a adopção de bons mecanismos de governo das sociedades e a redução das práticas de gestão de resultados. As excepções encontradas, em certa medida, são a existência e independência do Comité de Auditoria e a existência de uma maioria de administradores independentes no órgão de administração. Os resultados obtidos apresentam ainda algumas reservas, quanto à aplicação de modelos de governo das sociedades, de natureza Anglo-Saxónica, num diferente ambiente institucional. Nesse contexto, é encontrada a existência de uma relação positiva entre a prática de gestão de resultados e a existência de uma maioria de administradores institucionais no órgão de administração.
URI: http://hdl.handle.net/10198/1875
Appears in Collections:DEG - Artigos em Proceedings Não Indexados ao ISI/Scopus

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AntonioMartins_NunoMoutinho.pdf279,14 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.