Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10198/1731
Título: As insuficiências do valor patrimonial contabilístico: do justo valor ao alargamento da base informativa do relato financeiro
Autor: Pires, Amélia M.M.
Rodrigues, Fernando J. P. A.
Palavras-chave: Valor contabilístico
Valor patrimonial
Justo valor
Informação financeira
Relato financeiro
Data: 2007
Editora: AECA - Associación Española de Contabilidad y Administración
Citação: Pires, Amélia M.M.; Rodrigues, Fernando J. P. A. (2007) - As insuficiências do valor patrimonial contabilístico: do justo valor ao alargamento da base informativa do relato financeiro. In XIV Congresso AECA. Valencia.
Resumo: A falta de relevância da informação financeira é um problema com origem recuada e que tem no presente repercussões significativas ao nível do processo da tomada de decisão. A capacidade explicativa da contabilidade acerca dos fenómenos patrimoniais que influenciam o valor da empresa está limitada pelas insuficiências e pelo carácter redutor da valorimetria a custo histórico. O nosso trabalho focaliza-se na necessidade de ajustar o modelo contabilístico a uma base explicativa suficientemente capaz de relevar aspectos essenciais para a imagem verdadeira e apropriada. Daí que o pressuposto do nosso trabalho seja o de questionar a estrutura actual de relato financeiro e de propor soluções para a sua adaptação em função das necessidades e dos objectivos dos utentes da informação financeira e, particularmente, daqueles que não têm acesso directo aos mecanismos de funcionamento da empresa.
URI: http://hdl.handle.net/10198/1731
Aparece nas colecções:DEG - Artigos em Proceedings Não Indexados ao ISI/Scopus

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Comunicação AECA 07.pdf228,15 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.