Biblioteca Digital do Instituto Politécnico de Bragança   Instituto Politécnico de Bragança

Biblioteca Digital do IPB >
Escola Superior de Tecnologia e Gestão >
Gestão Industrial >
DGI - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10198/1504

Título: Rede de empresas em fornecimento just-in-time
Autor: Vaz, Clara B.
Palavras-chave: Just-in-time
Fornecimento
Issue Date: 1999
Editora: Universidade do Minho
Citação: Vaz, Clara B.(1999) - Rede de empresas em fornecimento just-in-time. Braga: Universidade do Minho. Dissertação de Mestrado em Produção Integrada por Computador.
Resumo: Este trabalho debruça-se sobre o estudo integrado de empresas funcionando em controle de produção Just-in-time (JIT). É óbvio que uma empresa cliente tem vantagens em que os seus fornecedores façam as entregas de materiais ou componentes apenas no momento em que estes são necessários para a produção, isto é, "Just-in-time". No entanto, embora os fornecedores possam também beneficiar duma tal estratégia de fornecimento, muitos suspeitam que seja economicamente desvantajosa. Parece que a influência e interacção entre os membros ou entidades intervenientes no sistema integrado de produção e fornecimento JIT não é convenientemente compreendida. Nesta dissertação estuda-se esta influência. Para tal é utilizada uma abordagem de estudo que utiliza modelos analíticos e de simulação por computador. A linguagem de simulação utilizada é o ECSL (Extended Control and Simulation Language). Foi desenvolvido um modelo analítico representativo dos custos inerentes ao fornecimento JIT entre o cliente e um fornecedor. Este modelo, assim como o de simulação desenvolveram-se com base nos modelos de Golhar e Sarker (1992), Hahm e Yano (1992) e Burns et al (1985). Os modelos desenvolvidos permitem analisar o comportamento dos custos do fornecedor, do cliente e do transporte no sistema de entrega JIT, face à variação dos factores que o influenciam. Estes incluem o número de fornecedores da rede de fornecimento, a frequência de fornecimento, distâncias percorridas, tipo de transporte, relacionamento entre a produção e a expedição e abordagem à produção do fornecedor. O modelo de simulação permite, ainda, avaliar o efeito de um conjunto de variações controladas, de factores de configuração e funcionamento do sistema integrado de produção e fornecimento. Os modelos, analítico e de simulação, podem ser vistos, também, como instrumentos de apoio à decisão, porque permitem por um lado, verificar se o fornecimento JIT é vantajoso para os intervenientes e, por outro, estabelecer os valores apropriados dos parâmetros do sistema integrado de produção e de fornecimento em JIT. Da análise dos resultados obtidos no estudo conclui-se que as vantagens dos fornecedores no fornecimento JIT dependem da configuração operacional e física do sistema de produção e distribuição traduzida, principalmente, em termos da frequência de fornecimento, da frota e estratégia de transporte, do relacionamento entre o ciclo de produção do fornecedor e o de expedição ditado pelo cliente, das distâncias a percorrer entre o cliente e os fornecedores e da abordagem à produção nos fornecedores, nomeadamente produção para stock ou Just-in-time.
URI: http://hdl.handle.net/10198/1504
Appears in Collections:DGI - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Tese Mestrado Clara Vaz.pdf1,51 MBAdobe PDFView/Open

Please give feedback about this item
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 


© Instituto Politécnico de Bragança - Biblioteca Digital - Feedback - Statistics
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia