Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10198/1305
Título: Avaliação do nível de desenvolvimento das NUT’s III da Região Norte de Portugal e Províncias de Castilla y León através do indicador sintético de distância _P2
Autor: Figueira, Jorge
Cepeda, Francisco J.T.
Palavras-chave: Desenvolvimento regional
Desenvolvimento transfronteiriço
Trás-os-Montes
Castilla y León
Data: 2000
Editora: Associação Portuguesa de Desenvolvimento Regional
Citação: Figueira, Jorge; Cepeda, Francisco J.T. (2000) - Avaliação do nível de desenvolvimento das NUT’s III da Região Norte de Portugal e Províncias de Castilla y León através do indicador sintético de distância _P2. In VII Encontro Nacional da APDR. Ponta Delgada.
Resumo: A Comunidade Europeia tem dado alguma atenção e manifestado algumas preocupações relativamente às assimetrias de desenvolvimento dos países e regiões que a integram, disponibilizando fundos específicos para as regiões menos desenvolvidas, nomeadamente as regiões de fronteira. Pretende-se com este estudo medir o nível de desenvolvimento das Nut's III da Região Norte de Portugal e da Comunidade Autónoma de Castilla y León. Separadas(ou unidas?) pela fronteira, Trás-os-Montes e Douro, do lado português, e Zamora, do lado espanhol, serão objecto de uma análise mais aprofundada, ao nível de concelho/comarca. Utilizar-se-á o "Enfoque dos Indicadores Sociais", seguindo a metodologia do "Indicador Sintético de Distância- P2", o qual permite medir as disparidades de desenvolvimento entre as regiões em análise.
URI: http://hdl.handle.net/10198/1305
Aparece nas colecções:DEG - Artigos em Proceedings Não Indexados ao ISI/Scopus

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
VIIcongresso2000.pdf168,82 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.