Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10198/10716
Título: Impacto no turismo da região demarcada do Alto Douro vinhateiro, após a classificação de Património Mundial da Humanidade pela Unesco
Autor: Sousa, Carlos
Monte, Ana Paula
Fernandes, Paula O.
Palavras-chave: Património Mundial da Humanidade
Procura e oferta turística
Região do Alto Douro Vinhateiro (ADV)
Turismo
Data: 2013
Editora: ESG-IPCA
Citação: Sousa, Carlos; Monte, Ana Paula; Fernandes, Paula O. (2013) - Impacto no turismo da região demarcada do Alto Douro vinhateiro, após a classificação de Património Mundial da Humanidade pela Unesco. In III Congresso Internacional de Turismo da ESG/IPCA. ESG/IPCA, Barcelos (Portugal)
Resumo: Com o presente trabalho pretendeu-se analisar o impacto no turismo, após a atribuição de classificação de Património Mundial da Humanidade, por parte da UNESCO, à região Demarcada do Alto Douro Vinhateiro (ADV). O estudo recaiu sobre o cálculo de alguns indicadores da atividade turística, para o período de 1995-2009. Os resultados obtidos revelaram que se registaram aumentos pouco significativos. Assinalar a variação acentuada entre 1998 e 2000 que poderá estar associada ao evento da EXPO98 e à forte divulgação que o país sofreu nesse evento; na oferta, entre 1999 a 2003, poderá estar relacionado com a classificação da região pela UNESCO; na procura, o índice de preferência mostrou que o ADV ainda não é o destino preferido pelos turistas. A partir de 2005 os indicadores sofrem uma variação positiva mais significativa, resultado provável de um trabalho de maior divulgação desenvolvido pelas entidades locais e pelo próprio Turismo de Portugal.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10198/10716
ISBN: 978-989-98241-4-0
Versão do Editor: http://www.ipca.pt/cit2013/index.php?nav=13:0&page=atas&lang=pt
Aparece nas colecções:DEG - Artigos em Proceedings Não Indexados ao ISI/Scopus

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sousa+Monte+Fernandes_Atas III CIT_IPCA_Out2013.pdf304 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.