Logo do repositório
 
Miniatura indisponível
Publicação

Factores determinantes do endividamento na administração local portuguesa: evidência empírica nos municípios do Alto Trás-os-Montes

Utilize este identificador para referenciar este registo.
Nome:Descrição:Tamanho:Formato: 
Congreso_AECA_2011_Resumo.pdf1.5 MBAdobe PDF Ver/Abrir

Orientador(es)

Resumo(s)

O objectivo desta investigação é a definição de um modelo que identifique e conjugue os determinantes do nível de endividamento na Administração Local portuguesa, tomando como referência o caso específico dos municípios do Alto Trás-os-Montes para os anos de 2006 e 2007. A validação do modelo de regressão linear múltipla permitiu concluir que as variáveis institucionais, político-ideológicas, fiscais e económico-financeiras parecem influenciar o endividamento dos municípios da região do Alto Trás-os-Montes. São, no entanto, as económico-financeiras que melhor o explicam, dado ter-se obtido para todas elas, no conjunto dos dois anos estudados, evidência estatística significativa. Constatou-se também que existem diferenças nos determinantes do endividamento para os anos de 2006 e 2007.

Descrição

Palavras-chave

Endividamento municipal Administração local Determinantes do endividamento

Contexto Educativo

Citação

Ribeiro, Nuno A.; Jorge, Susana M.; Cervera, Oliver, Mercedes C. (2011). Factores determinantes do endividamento na administração local portuguesa : evidência empírica nos municípios do Alto Trás-os-Montes. In XVI Congreso AECA. Granada, Espanha.

Projetos de investigação

Unidades organizacionais

Fascículo

Editora

Asociación Española de Contabilidad y Administración de Empresas (AECA)

Licença CC