Logo do repositório
 
A carregar...
Miniatura
Publicação

O ensino de mecanização agroflorestal após o processo de convergência no espaço europeu de ensino superior (Processo de Bologna)

Utilize este identificador para referenciar este registo.
Nome:Descrição:Tamanho:Formato: 
Paper ARLINDO ALMEIDA.pdf260.49 KBAdobe PDF Ver/Abrir

Orientador(es)

Resumo(s)

Na sequência da comunicação apresentada nas VI Jornadas sobre la actividad docente e investigadora en Ingenieria Agroflorestal realizadas em Palencia em 2006 – “Convergência no Espaço Europeu de Educação Superior (Processo de Bolonha) - O caso da Escola Superior Agrária de Bragança (Portugal)” há agora, seis anos após o início da sua implementação, a possibilidade de avaliar alguns dos efeitos desse novo modelo no ensino da mecanização nos cursos de Engenharia Agronómica e Engenharia Florestal da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança. Além da redução do número de horas de ensino presencial e o aumento do número de horas de trabalho autónomo dos alunos, a definição de procedimentos claros e objetivos para a creditação de competências obtidas noutras formações e até de competências obtidas fora do ensino formal, incrementou a mobilidade de estudantes, alterando significativamente o perfil dos alunos. São apresentados e discutidos dados sobre o tipo de estudantes que procuram hoje o ensino da mecanização agrícola e florestal e sobre o sucesso obtido.

Descrição

Palavras-chave

Processo Bolonha Consequências Ensino mecanização agrícola e florestal

Contexto Educativo

Citação

Almeida, Arlindo (2012). O ensino de mecanização agroflorestal após o processo de convergência no espaço europeu de ensino superior (Processo de Bologna). In IX Jornadas Sobre La Actividad Docente e Investigadora en Ingenieria Agroflorestal. León. ISBN 978-84-9773-627-5

Projetos de investigação

Unidades organizacionais

Fascículo

Editora

Universidad de León

Licença CC