Logo do repositório
 
A carregar...
Miniatura
Publicação

Efeitos de diferentes solventes e tempos na extracção de compostos antioxidantes presentes em avelãs (Corylus avellana L.)

Utilize este identificador para referenciar este registo.
Nome:Descrição:Tamanho:Formato: 
Poster Avelãs Enc Açores (Repositório).pdf2.07 MBAdobe PDF Ver/Abrir

Orientador(es)

Resumo(s)

Neste trabalho pretendeu-se estudar o efeito das condições experimentais sobre a extracção de fenóis totais presentes no miolo de avelã e na actividade antioxidante, de forma a avaliar o potencial destes frutos secos como fonte natural de antioxidantes. Foram testados três solventes (água em ebulição, metanol e acetona à temperatura ambiente) e vários tempos de contacto. Para cada situação, determinaram-se o rendimento de extracção, o teor em fenóis totais e o potencial antioxidante, avaliado pelo efeito bloqueador dos radicais livres de DPPH (2,2-difenil-1-picrilhidrazilo). Os maiores rendimentos de extracção foram obtidos para os extractos de acetona, aumentando com o tempo de contacto. Em relação aos fenóis totais, estes foram quantificados no miolo de avelã em todos os ensaios realizados, demonstrando a existência desses compostos no fruto. As maiores concentrações de fenóis totais foram obtidas com a extracção com água em ebulição (44,3+7,7 mg equivalentes de ácido gálico/g extracto) e acetona (80%) durante 24 H (36,2+8,8 mg equivalentes de ácido gálico/gextracto). Em relação à actividade antioxidante, os extractos mais eficientes (com menores valores de EC50), foram os de acetona, variando entre 1,12 e 1,53 mg/ml.

Descrição

Palavras-chave

Avelãs Método de extracção Fenóis totais Actividade antioxidante

Contexto Educativo

Citação

Delgado, Teresa; Oliveira, Ivo; Pereira, José Alberto; Ramalhosa, Elsa (2009). Efeitos de diferentes solventes e tempos na extracção de compostos antioxidantes presentes em avelãs (Corylus avellana L.). In 9º Encontro Química dos Alimentos. Angra do Heroísmo

Projetos de investigação

Unidades organizacionais

Fascículo

Editora

Sociedade Portuguesa de Química e Centro de Investigação e Tecnologia Agrária dos Açores (CITAA)

Licença CC