Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Coccinelídeos associados ao olival português e sua importância na protecção contra a cochonilha-negra, Saissetia oleae (Olivier)

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
4_Santos et al 08.pdf1.98 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Os coccinelídeos são um dos grupos de insectos predadores mais importantes nos ecossistemas agrícolas e, no olival são dos principais inimigos da cochonilha-negra, Saissetia oleae. Neste trabalho indicam-se as espécies de coccinelídeos identificadas em olivais localizados nas principais regiões olivícolas portuguesas (Alto Alentejo. Trás-os-Montes e Beira interior Norte) e analisa-se o papel das espécies consideradas de maior importância na limitação natural da cochonilha-negra. Os dados apresentados obtiveram-se em 1999 e 2000 e entre 2002 e 2004. por amostragem, através da técnica das pancadas, realizada semanal ou quinzenalmente. As populações de cochonilha-negra amostraram-se quinzenalmente, em 2002 e 2003, através da observação de cinco amostras de 160 folhas provenientes de dez árvores, em dois olivais de Trás-os-Montes. A importância dos coccinelídeos como potenciais predadores de cochonilha-negra foi avaliada quer através do estabelecimento de correlações entre a abundância de coccinelídeos e a abundância dos diferentes estados de desenvolvimento da praga, quer através da detecção de vestígios de cochonilha-negra no intestino dos coccinelídeos por métodos serológicos (ELISA-indirecto). No total, identificaram-se 28 espécies de coccínelídeos, das quais Chilocorus bipuswlatus, Scymnus (Pullus) med1terraneus. Scymnus (Pullus) subvillosus, Scymnus (Scymnus) interruptus e Rhyzobius chrysomeloides foram as espécies mais representativas no total dos olivais estudados. Relativamente à predação de cochontlha-negra, o segundo estado ninfal foi o que apresentou maior número de correlações estatisticamente significativas com quatro das cinco espécies de coccinelídeos estudadas, sendo potencialmente o estado de desenvolvimento mais predado. Por outro lado, os resultados obtidos através dos testes ELISA permitiram indicar oito espécies de coccínelídeos (C. bipustulotus, E. quodrípustulotus. S. med/Lerroneus, N. bístgnotus, s. subvíllosus, S. opetzi, S. interruptus e R. chrysomeloides) como potenciais predadores de cochonilha-negra. Os resultados obtidos apontam para o grande interesse destes insectos na limitação natural da cochonilha-negra no olival.

Description

Keywords

Oliveira Coccinelídeos Cochonilha-negra Limitação natural ELISA

Citation

Santos, Sónia A.P.; Gonçalves, F; Rei, F.; Raimundo, A.; Torres, L.M. (2008). Coccinelídeos associados ao olival português e sua importância na protecção contra a cochonilha-negra, Saissetia oleae (Olivier). Actas do I Congresso Nacional de Produção Integrada/VIII Encontro Nacional de Protecção Integrada. Ponte de Lima

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue