Logo do repositório
 
Miniatura indisponível
Publicação

Composição fitoquímica e propriedades antioxidante de plantas medicinais da família Fabaceae submetidas a diferentes processos de secagem.

Utilize este identificador para referenciar este registo.
Nome:Descrição:Tamanho:Formato: 
Oral Nac. 24.pdf359.83 KBAdobe PDF Ver/Abrir

Orientador(es)

Resumo(s)

As flores dos géneros Cytisus e Genista (da Tribo Genisteae, família Fabaceae) são muito utilizadas em todo o Mediterrâneo, e em particular na região do Nordeste de Portugal, para fins medicinais e condimentares. Tradicionalmente, procede-se à secagem destas flores logo após a colheita mantendo-as à sombra e à temperatura ambiente durante um período de cerca de 30 dias. No entanto, o processo de liofilização tem vindo a ser indicado como uma melhor alternativa para a preservação da qualidade das amostras. Neste trabalho, avaliaram-se os efeitos do processo de secagem (tradicional versus liofilização) no potencial antioxidante e na composição fitoquímica de flores de Cytisus multiflorus (L'Hér.) Sweet (giesta branca), Cytisus scoparius (L.) Link (giesta negral), Cytisus striatus (Hill) Rothm. (giesta amarela) e Pterospartum tridentatum (L.) Willk (carqueja).

Descrição

Palavras-chave

Contexto Educativo

Citação

Pinela, José; Carvalho, Ana Maria; Ferreira, Isabel C.F.R. (2011). Composição fitoquímica e propriedades antioxidante de plantas medicinais da família Fabaceae submetidas a diferentes processos de secagem. In I Jornadas de Jovens Investigadores da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança: livro de resumos. ISBN 978‐972‐745‐122‐7

Projetos de investigação

Unidades organizacionais

Fascículo

Editora

Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior Agrária

Licença CC