Logo do repositório
 
Miniatura indisponível
Publicação

Correlação entre o teor de polifenóis e a resistência à oxidação de azeites varietais obtidos de azeitonas com diferentes índices de maturação e pertencentes às cultivares Cobrançosa, Madural e Verdeal Transmontana.

Utilize este identificador para referenciar este registo.
Nome:Descrição:Tamanho:Formato: 
CN - 20.pdf697.24 KBAdobe PDF Ver/Abrir

Orientador(es)

Resumo(s)

Os azeites virgens cantem quantidades apreciáveis de compostos fenólicos polifenóis naturais contrariamente aos outros óleos edíveis, uma vez que a maior parte destes compostos se perde durante as processos de refinação. Aos polifenóis são atribuídos múltiplos efeitos biológicos nomeadamente a actividade antioxidante, a qual retarda a degradação oxidativa dos lípidos mantendo durante mais tempo a valor nutricional e a qualidade do produto. Por tal facto, são constituintes determinantes para a estabilidade do azeite. São igualmente influentes nas propriedades sensoriais nomeadamente a gosto amargo, picante e frutado característico deste produto.

Descrição

Palavras-chave

Contexto Educativo

Citação

Matos, L.C.; Pereira, J.A.; Andrade, P.; Seabra, R.; Oliveira, M.B.P.P. (2001). Correlação entre o teor de polifenóis e a resistência à oxidação de azeites varietais obtidos de azeitonas com diferentes índices de maturação e pertencentes às cultivares Cobrançosa, Madural e Verdeal Transmontana. Analítica. In 3º Encontro Nacional de Química Analítica. Lisboa

Projetos de investigação

Unidades organizacionais

Fascículo

Editora

Analítica 2001. 3º Encontro Nacional de Química Analítica.

Licença CC