Logo do repositório
 
Miniatura indisponível
Publicação

Caracterização química de azeites varietais das cultivares Cobrançosa, Madural e Verdeal Transmontana obtidos de azeitonas com diferentes índices de maturação.

Utilize este identificador para referenciar este registo.
Nome:Descrição:Tamanho:Formato: 
CN - 18.pdf922.79 KBAdobe PDF Ver/Abrir

Orientador(es)

Resumo(s)

A qualidade de um azeite depende de diversos factores, nomeadamente das praticas agronómicas, do estado sanitária dos frutos, das fases sucessivas de colheita, de armazenamento e de transformação. A composição química do produto final está directamente relacionada com a estado e composição do fruto do qual é extraído. A maturação das azeitonas é um processo lento que se prolonga durante vários meses, ao longo do qual ocorrem numerosos processos de transformação química e de síntese de substancias orgânicas . Assim, o estabelecimento de uma época óptima de colheita, por forma a obter um rendimento máximo de extracção e as melhores características qualitativas do produto final.

Descrição

Palavras-chave

Contexto Educativo

Citação

Matos, L.C.; Pereira, J.A.; Andrade, P.; Seabra, R.; Oliveira, M.B.P.P., 2001. Caracterização química de azeites varietais das cultivares Cobrançosa, Madural e Verdeal Transmontana obtidos de azeitonas com diferentes índices de maturação. V Encontro de Química dos Alimentos. Porto. p. 139-141

Projetos de investigação

Unidades organizacionais

Fascículo

Editora

V Encontro de Química dos Alimentos.

Licença CC