Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Caracterização química de azeites varietais das cultivares Cobrançosa, Madural e Verdeal Transmontana obtidos de azeitonas com diferentes índices de maturação.

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
CN - 18.pdf922.79 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A qualidade de um azeite depende de diversos factores, nomeadamente das praticas agronómicas, do estado sanitária dos frutos, das fases sucessivas de colheita, de armazenamento e de transformação. A composição química do produto final está directamente relacionada com a estado e composição do fruto do qual é extraído. A maturação das azeitonas é um processo lento que se prolonga durante vários meses, ao longo do qual ocorrem numerosos processos de transformação química e de síntese de substancias orgânicas . Assim, o estabelecimento de uma época óptima de colheita, por forma a obter um rendimento máximo de extracção e as melhores características qualitativas do produto final.

Description

Keywords

Citation

Matos, L.C.; Pereira, J.A.; Andrade, P.; Seabra, R.; Oliveira, M.B.P.P., 2001. Caracterização química de azeites varietais das cultivares Cobrançosa, Madural e Verdeal Transmontana obtidos de azeitonas com diferentes índices de maturação. V Encontro de Química dos Alimentos. Porto. p. 139-141

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

V Encontro de Química dos Alimentos.

CC License