Logo do repositório
 
Miniatura indisponível
Publicação

Impacto do processo de planeamento estratégico na eficácia organizacional do ensino superior agrário português

Utilize este identificador para referenciar este registo.
Nome:Descrição:Tamanho:Formato: 
impacto do processo.pdf546.85 KBAdobe PDF Ver/Abrir

Orientador(es)

Resumo(s)

O estudo do impacto do processo de planeamento estratégico na eficácia organizacional das instituições portuguesas com ensino superior agrário é o tema central desta comunicação. Para a realização do estudo foi enviado um inquérito por correio electrónico a todos os gestores de topo. O inquérito permitiu recolher informação acerca da forma como se processa o planeamento estratégico e acerca dos indicadores que permitem avaliar os três domínios de eficácia organizacional. A regressão logística binária (modelo logit) revelou a existência de uma relação de causa e efeito entre algumas das variáveis independentes (fases do processo de planeamento estratégico) e a variável dependente (eficácia organizacional). Trata-se da definição de objectivos; da análise externa; do padrão de referência subjacente à selecção das alternativas estratégicas; e, do processo de orçamentação. Apesar de explicar a eficácia organizacional numa percentagem elevada (60,4%), este modelo surge amputado face ao modelo teórico proposto. Este facto é denunciador da falta de planeamento estratégico nas instituições portuguesas com ensino superior agrário.
O estudo do impacto elo processo de planeamento estratégico na eficácia organizacional das instituições portuguesas com ensino superior agrário é o tema central desta comunicação. Para a realização do estudo foi enviado um inquérito por correio electrónico a todos os gestores de topo. O inquérito permitiu recolher informação acerca da forma como se processa o planeamento estratégico e acerca dos indicadores que permitem avaliar os três domínios de eficácia organizacional. A regressão logística binária (modelo logit) revelou a existência de uma relação de causa e efeito entre algumas das variáveis independentes (fases do processo de planeamento estratégico) e a variável dependente (eficácia organizacional). Trata-se da definição de objectivos; da análise externa; do padrão de referência subjacente à seleção das alternativas estratégicas; e, do processo de orçamentação. Apesar ele explicar a eficácia organizacional numa percentagem e levada (60,4%), este modelo surge amputado face ao modelo teórico proposto. Este facto é denunciador da falta de planeamento estratégico nas instituições portuguesas com ensino superior agrário.

Descrição

Palavras-chave

Planeamento estratégico Eficácia organizacional Ensino Superior Ciências agrárias Regressão logística binária (modelo logit)

Contexto Educativo

Citação

Fernandes, A. e Ribeiro, M. (2007). Impacto do processo de planeamento estratégico na eficácia organizacional do ensino superior agrário português. In Livro de Actas do IX Seminário Luso-Espanhol de Economia Empresarial. Covilhã. ISBN 978-972-8790-76-9

Projetos de investigação

Unidades organizacionais

Fascículo

Editora

Universidade da Beira Interior, Departamento de Gestão e Economia

Licença CC