Advisor(s)
Abstract(s)
A utilização da madeira como material de construção requer o cumprimento de princípios normativos, nomeadamente contra riscos de incêndio. A forte vulnerabilidade da madeira a altas temperaturas ou em presença da acção do fogo requer uma rigorosa avaliação térmica e mecânica. No entanto, quando comparada com outros materiais de construção, a madeira apresenta uma boa resistência a altas temperaturas. Com o presente trabalho, pretende-
-se determinar a espessura da camada carbonizada em elementos estruturais de madeira, função do tempo, quando submetida a elevadas temperaturas. Será utilizado um método experimental para a caracterização deste tipo de acções. Os ensaios são efectuados em perfis de madeira de pinheiro (Pinus pinaster). Os resultados experimentais são comparados com os resultados numéricos obtidos num programa de elementos finitos.
Description
Keywords
Pedagogical Context
Citation
Fonseca, E.M.M.; L. Barreira. (2010). Método experimental para determinação da espessura carbonizada na madeira quando submetida a altas temperaturas. Revista Portuguesa de Engenharia de Estruturas RPEE. ISSN 0870-984X 7, 33-40, 2010.