Logo do repositório
 
A carregar...
Miniatura
Publicação

Efeito da secagem por ar quente na cor e propriedades nutricionais de duas variedades de castanha (Castanea sativa Mill.)

Utilize este identificador para referenciar este registo.
Nome:Descrição:Tamanho:Formato: 
Proceeding 1.pdf1.26 MBAdobe PDF Ver/Abrir

Orientador(es)

Resumo(s)

O objetivo do nosso trabalho foi avaliar o efeito da secagem por ar quente, realizada num secador de tabuleiros a 50 °C (convecção forçada), nas propriedades físicas e nutricionais de castanha laminada ao longo do tempo de secagem (0, 4, 6 e 10 horas). Verificou-se um aumento na variação total de cor (ΔE) ao longo da desidratação. Contudo, esta mudança de cor não foi visualmente percetível. As alterações na composição nutricional também foram pouco significativas, mesmo após 10 horas de secagem. A variabilidade entre variedades foi maior do que a observada ao longo da secagem para cada variedade, sugerindo que o processo de desidratação não alterou significativamente as propriedades nutricionais da castanha. Devido ao seu baixo teor calórico (cerca de 367 kcal/100 g produto), reduzido teor de gordura e um interessante teor em fibras, além de não conter glúten, a castanha laminada apresenta-se como um excelente snack.

Descrição

Palavras-chave

Castanea sativa Mill. Secagem Propriedades nutricionais Snack de castanha

Contexto Educativo

Citação

Delgado, Teresa; Pereira, J.A.; Casal, Susana; Ramalhosa, Elsa (2014). Efeito da secagem por ar quente na cor e propriedades nutricionais de duas variedades de castanha (Castanea sativa Mill.). In 12º Encontro de Química dos Alimentos. Lisboa. ISBN 978-989-98541-6-1

Projetos de investigação

Projeto de investigaçãoVer mais
Projeto de investigaçãoVer mais
Projeto de investigaçãoVer mais

Unidades organizacionais

Fascículo

Editora

Sociedade Portuguesa de Química

Licença CC