Advisor(s)
Abstract(s)
Assiste-se atualmente a uma crescente incidência de cancro, no entanto, também é cada vez maior a percentagem de doentes que conseguem sobreviver aos mesmos, especialmente ao cancro da mama. Apesar disto, os novos tratamentos que permi- tem um aumento dessa percentagem, trazem muitos efeitos colaterais com os quais o doente tem que aprender a viver.
Em Portugal existe uma associação que, desde 1981, visa apoiar doentes oncoló- gicos, antes, durante e após os tratamentos tentando que a sua qualidade de vida se mantenha inalterada tanto quanto possível: o movimento Vencer e Viver. No entanto, e apesar das evidências apontarem para uma possível melhoria de vários sintomas deri- vados da prática de atividade física tanto na fase de tratamento ativo como na fase pós- -tratamento, o apoio a este nível é praticamente inexistente. Neste sentido, foi criado com o apoio dessa associação o programa Rosa Ativo.
O programa tem uma frequência de 3 vezes por semana, uma duração de 60 mi- nutos e engloba exercícios do tipo aeróbio, de força e resistência muscular e de exibi- lidade, prescritos e orientados especialmente para esta população, por estagiários do curso de Desporto e do mestrado em Exercício e Saúde.
O principal objetivo deste programa é oferecer aos doentes oncológicos uma me- lhoria da sua qualidade de vida. Para monitorizar essa melhoria, os utentes irão ser ava- liados no presente ano letivo em três momentos distintos nos domínio da: (i) Aptidão funcional (Functional Fitness Test); (ii) Composição corporal (bioimpedância); (iii) quali- dade de vida (questionário EORTC QLQ-C30).
Description
Keywords
Atividade física Cancro
Citation
Rocha, D.; Bartolomeu, Raúl Filipe; Monteiro, A.M. (2015). Rosa Ativo: programa de atividade física para doentes oncológicos. In III Encontro de Jovens Investigadores do Instituto Politécnico de Bragança: livro de resumos. Bragança
Publisher
Instituto Politécnico de Bragança