Autores
Orientador(es)
Resumo(s)
Este artigo constitui uma reflexão sobre as vantagens da utilização de corpora no processo de ensino/aprendizagem das línguas.
O trabalho com corpora na sala de aula acarreta uma aproximação entre as práticas de investigação e as práticas de ensino-aprendizagem. O aluno adquire o papel de um investigador que pretende obter respostas a partir dos dados disponíveis no corpus. Deste modo, o aluno descobre a língua por meio das suas próprias observações, transformando-se em agente do seu processo de aprendizagem.
Equacionada sob um certo ponto de vista de configuração tradicionalista, a utilização da informática na análise lexical afigura-se improfícua, no entanto, muitos estudiosos das Humanidades em geral, para além de revelarem a salutar consciência da indispensável adesão das Humanidades à informática, como forma de garantir a vitalidade das Humanidades, no que respeita à análise estatístico-lexical, preconizam que a utilização do computador constitui uma mais-valia.
Ao longo deste artigo, procuraremos refletir sobre as seguintes questões: Quais são os benefícios das abordagens lexicais inspiradas na exploração de corpora ou em conceitos da Linguística de Corpus? Qual é o papel da informática na análise lexical? Que novas potencialidades apresentam as concordâncias na sala de aula?
Descrição
Palavras-chave
Corpora Abordagens lexicais Concordâncias Ensino das línguas
Contexto Educativo
Citação
Araújo, Carla Sofia (2016). Linguística de Corpus no Ensino das Línguas. In Livro de Atas da V Conferência Internacional: Investigação, Práticas e Contextos em Educação. Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais: Leiria. p. 61-64. ISBN 978-989-8797-08-7
Editora
Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais
