Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A solarização do solo, utilizada nas últimas décadas eficazmente contra inúmeros problemas fitossanitários de difícil resolução por outra via em diversas regiões do mundo, é bastante promissora na protecção integrada das culturas.
Na solarização cobre-se o solo previamente preparado e regado, normalmente em pré-plantação, com um filme plástico transparente (frequentemente polietileno), muito fino, quando há mais calor e mais radiação solar, aumentando-se assim a temperatura do solo.
A solarização não envolve pesticidas, é segura para o aplicador, consumidor e ambiente, combatendo muitos inimigos em numerosas culturas presentes no solo, sem criar o vazio biológico, contrariamente à desinfestação do solo com vapor ou fumigantes, mantendo-se frequentemente o seu efeito por alguns anos.
Os efeitos secundários da solarização são pouco conhecidos. Neste trabalho, realizado em Bragança, abordou-se a influência da solarização sobre características físicas do solo.
Utilizaram-se amostras de solo (não disturbadas) colhidas entre 5cm e 15cm de profundidade nos talhões solarizados e não solarizados. Os resultados mostraram um aumento importante da permeabilidade do solo causado pela solarização.
Description
Keywords
Solarização Inimigos das culturas Protecção integrada Permeabilidade
Citation
César, A. (2011). Efeito da solarização sobre algumas características físicas do solo. In VI Congresso Ibérico de Agro-Engenharia. Évora: Universidade de Évora. p.1-5